TroiKa - o que é?

A palavra Troika passou a fazer parte da nossa vida. Somos bombardeados com ela nos noticiários televisivos, nos debates de economia e política. Ela anda por aí e todos a encontramos, com mais frequência do que gostaríamos. Fomos conhecer a “fera”.
Troika ou troica (em russo: тройка) é a palavra russa que designa um comité de três membros. A origem do termo vem de troika que em russo significa um carro conduzido por três cavalos alinhados lado a lado, ou um trenó puxado por cavalos.
A palavra foi adotada pela política para designar a aliança, ou governo, formados por três pessoas que assumem o poder de um país, ou império, em conjunto. O primeiro exemplo histórico são os triunviratos da Roma Antiga: o primeiro formado por Júlio César, Pompeu e Marco Licínio Crasso - 59 a.C. - 53 a.C. e o segundo composto por Marco António, Otaviano e Lépido - 43 a.C. - 33 a.C.. Não tiveram grande êxito! Acabaram muito, muito zangados uns com os outros.
A palavra também era usada para designar os três chefes supremos dos estados comunistas - chefe de estado - chefe de governo - líder do partido. Este termo tem sido historicamente reservado para denominar diferentes alianças políticas dos líderes na URSS. Outros países, em vários continentes, constituíram governos assentes na figura do triunvirato.
O termo troika também é usado na União Europeia quando se refere a um grupo formado pelo Ministro das Relações Exteriores do Estado-Membro que ocupa a presidência do Conselho de Ministros da UE naquele momento, o Secretário-geral para a Política Comum de Segurança e Exterior e pelo Comissário Europeu das Relações Externas e da Política com os vizinhos europeus.

Texto - alunos do 9.º B
  Ilustração - Bárbara Taveira - 9.º B

0 Response to "TroiKa - o que é?"

Enviar um comentário

Powered by Blogger