Troika, ou Talvez Não...

Poul Thomsen - Jürgen KrögerRasmus Rüffer são os tecnocratas que primeiro compuseram a Troika que está a decidir o nosso futuro económico-financeiro. Entretanto, Poul Thomsen foi substituído por Abele Selassie. São eles os “senhores” do dinheiro. 
Poul Thomsen
Poul Thomsen representa o FMI. É dinamarquês e formado em Economia pela Universidade de Copenhaga. Trabalha no   FMI desde 1982. Liderou as negociações do FMI com a Grécia e a Islândia. É considerado um negociador difícil. É especialista em economia dos países ex-socialistas do Centro e Leste da Europa. Foi o líder da Troika. É chamado Mr. Blue Eyes.
Jürgen Kröger
Jürgen Kröger representa a Comissão Europeia. É alemão, licenciado em Economia na Universidade de Hamburgo, dirige, na atualidade, um gabinete de estudos económicos na UE. Na década de 80 teve uma breve passagem pelo Departamento Europeu do FMI, onde se destacou pela participação no modelo macro-econométrico da Alemanha. Interveio na estratégia de política monetária do BCE. Integrou a equipa que negociou o resgate da Grécia.
Rasmus Rüffer
Rasmus Rüffer representa o Banco Central Europeu onde trabalha há 10 anos. É alemão, formado em Economia pela Universidade de Indiana - EUAÉ o líder da equipa do BCE em Lisboa.   É conselheiro na Divisão de Países da UE do BCE. A sua especialização inclui a supervisão de países da Zona Euro e de fora da Zona Euro nos desequilíbrios macroeconómicos.

Abebe Aemro Selassie
Abebe Aemro Selassie substituiu, a partir de finais de fevereiro, Poul Thomsen que se vai dedicar, em exclusivo, à questão grega. Será este etíope, formado em Economia em Londres, a liderar a Troika. No FMI é diretor adjunto do Departamento Africano. Será que é descendente do imperador Hailé Selassie, o Leão de Judá, deposto por Mussolini quando invadiu a Etiópia?

Massimo Suardi
Massimo Suardi, italiano, é o grande apoio de Jürgen Kröger, já que é chefe-adjunto da delegação técnica da Comissão Europeia e diretor do Departamento de Assuntos Monetários e Cambiais. O seu nome tem inspirado humoristas. Parece que está a “gozar” connosco e com os esforços que vamos ter que fazer, que nos vão obrigar a “suar o máximo”. 
Alunos do 9.º B

0 Response to "Troika, ou Talvez Não..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger