Crise - Interessantes Formas de Poupar...

Eu não tenho vistas largas,
Nem grande sabedoria,
Mas dão-me as horas amargas,
Lições de Filosofia.

                 António Aleixo - poeta popular


Todas as nossas vivências podem servir para aprendermos a viver melhor e com mais sabedoria. A crise que atravessamos levou-nos a pesquisar formas de poupar que as gerações anteriores, com menos abundância de bens materiais, utilizaram para um quotidiano mais confortável e para fazerem um pé-de-meia

Não é preciso exagerar, como aquela mãe de família que lavava a roupa sempre no ribeiro e em cuja casa se tomavam as refeições da seguinte maneira - primeiro almoçava/jantava o pai, depois, no mesmo prato e com os mesmos talheres, era a vez da mãe, seguiam-se os quatro filhos, por ordem de idades, do mais velho para o mais novo. Do ponto de vista da higiene é muito questionável, mas que permitia grande poupança de água e detergente, ninguém duvida. Coitado do filho mais novo!
Deixamos algumas sugestões razoáveis e interessantes para economizar e esticar o ordenado que está cada vez mais magro. Macérrimo!


Na Alimentação
- Não faça uma panela de sopa, faça um panelão. Terá sopa para vários dias. Poupa tempo, gás e eletricidade.
- Corte os ingredientes da sopa em cubinhos pequenos, cozem mais depressa e pode servir a sopa sem a passar pela varinha mágica. Poupa gás e eletricidade.
- Recupere a chaleira que as nossas avós/mães usavam para tapar a panela da sopa e que permite aquecer água para cozinhar ou lavar loiça. Poupa água, gás e eletricidade.
- Prefira receitas de estufados, ensopados… os ingredientes cozem na mesma panela e ao mesmo tempo. Poupa tempo, gás e eletricidade.
- Prefira receitas com peixe ou carnes brancas. São mais baratas, saudáveis e cozem mais depressa. Poupa a saúde, gás e eletricidade.
- Não faça sobremesas, coma fruta. Poupa a saúde, tempo, gás e eletricidade.


Na Educação
- As folhas de papel têm duas páginas, utilize as duas. Poupa árvores e o ambiente.
- Imprima apenas os títulos a negrito, não use um tamanho de letra muito grande, prefira a impressão a preto e branco. Poupa tinta, árvores e o ambiente.
- Se o professor concordar, apresente relatórios/trabalhos de pesquisa em suporte informático. Poupa tinta, árvores e o ambiente.
                                                                                                                                                                                                                                                             Alunos do 9.º B





0 Response to "Crise - Interessantes Formas de Poupar..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger