Igreja Católica e Serviço Social...

A Doutrina Social da Igreja (DSI) assenta nestes princípios básicos: o primado absoluto da defesa da pessoa humana, de cada pessoa e dos seus direitos e deveres fundamentais; o destino universal dos bens da terra; o primado da pessoa sobre o trabalho e deste sobre o capital. Oferece um quadro de orientações, entre as quais figura, como afirmou o Concílio Vaticano II, a preocupação da Igreja pelas alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem (Gaudium et Spes, 1).
Estes princípios inspiram a Igreja, em todos os lugares e países, a propor iniciativas que respondam ao direito humano à alimentação. Destaca-se aqui a ação da Cáritas, a nível nacional, regional e diocesano.
A paróquia da Sé em Vila Real é um desses exemplos, que conta com um grupo e um projeto concreto de apoio aos mais necessitados.
Esta iniciativa foi criando nos jovens vontade e disponibilidade para a dedicação aos outros. Primeiro, através de pequenos gestos de recolha de bens essenciais e partilha por aquelas famílias, alargando a ajuda da paróquia a um maior número de pessoas que aí recorriam ou de que a paróquia tinha conhecimento. Eram angariados e distribuídos bens de primeira necessidade. Depois, através de um grupo paroquial, tomou a forma atual de solidariedade, apoio, orientação e encaminhamento das famílias necessitadas.
Este projeto pretende ser a resposta da paróquia a situações de pobreza existente, concretizada  na ajuda alimentar, mas também em roupa, calçado e brinquedos para as crianças. Acima de tudo, estar sempre disponível para dar uma palavra amiga e de conforto. Muitas famílias, para além de terem carências alimentares, sofrem muito de falta de atenção. Atende ainda a uma nova pobreza, entre pessoas de idade ativa, uma pobreza escondida e envergonhada. São apoiadas, todos os meses, 53 famílias, fornecendo-lhes alimentos de primeira necessidade, através da entrega de cabazes.
Pontualmente, como acontece no Natal, é feita a visita a todas as famílias apoiadas  pela paróquia. No passado Natal, para além ser entregue o cabaz de Natal, o grupo paroquial, apoiado pelos Escuteiros da Fraternidade, distribuíram cabazes nos dias 23 e 24 de Dezembro com bolo rei, frutos secos, e brinquedos para os mais pequenos.
O projeto pretende também dar resposta,  desde o ano passado, a outro tipo de problemas. Desenvolve-se um projecto denominado O Ser Humano a três Dimensões. Este conceito abrange três áreas especificas: as carências alimentares, as carências emocionais e as carências de informação, ou seja, a falta de informação, face aos meios existentes, para a resolução de questões legais, associadas a pedido de apoios.
 O apoio a famílias carenciadas passa também pela disponibilidade para ouvir aconselhar e/ou encaminhar para outros lugares e instituições. É feito o acompanhamento de algumas famílias em casa, há voluntários que fazem a entrega dos cabazes mensais na casa das pessoas, onde já se mantém uma relação de proximidade e confiança.
A solidariedade é, hoje, mais urgente do que nunca. Todos somos por ela responsáveis e a Igreja não fica indiferente e inativa perante a realidade económico-social atual, pois, reconhece nos pobres o rosto de Jesus (Bento  XVI).

0 Response to "Igreja Católica e Serviço Social..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger