Ideias Interessantes para Resolver a Crise...

Pedimos aos alunos do 11.º G que apresentassem propostas interessantes e criativas para resolver a crise. Surgiu de tudo, ideias curiosas, bizarras, disparatadas, inteligentes, radicais, progressistas… Selecionámos as que nos pareceram mais exequíveis, divertidas e … provocadoras. Dão para pensar e sorrir!

Proposta n.º 1 para Combater a Crise

Um dos temas que estudámos em História A foi o Mercantilismo. Esta política económica vigorou na Europa nos séculos XVII e XVIII e surgiu como reação a crises económicas e financeiras que alguns países atravessavam. Tão atual!
Uma das medidas curiosas do Mercantilismo Português foram as leis Pragmáticas de D. Pedro II e, mais tarde, de D. José I. O que eram Pragmáticas, perguntam vocês? Simples, eram leis contra o luxo, proibiam determinadas toilettes que ficavam muito caras ao país devido à importação de tecidos e atavios. É certo que já não temos reis, mas podíamos ter Pragmáticas. Os senhores políticos podiam legislar obrigando toda a gente a usar minissaia ou calções. Vendo bem, poupavam-se muitos quilómetros de tecido, a maioria deles importados.
O “calcanhar de Aquiles” desta medida é impor a todos um tipo de moda de que alguns não gostam e que no inverno não é muito conveniente. É verdade, mas Portugal precisa de sacrifícios e este nem é muito grande. Vale a pena pensar nisto! Ou talvez não!
Alunos do 11.º G

PS - A Beatriz Matos do 9.º B imaginou os professores cumprindo a lei.
Proposta n.º 2 para Combater a Crise

         Duas casas, sejam elas vivendas ou apartamentos, são sempre mais caras que uma só. Serve esta introdução para fundamentar a nossa medida - promover o casamento, a união de facto e outras formas de partilha da mesma habitação.
  Esta proposta, para lá da grande poupança em prestações ao banco ou rendas ao senhorio, permite diminuir os gastos com eletricidade, água, gás, eletrodomésticos, mobiliário, alimentação.   Outra vantagem seria o combate à solidão, uma das grandes “doenças” do nosso tempo.
  Esta ideia, segundo estudos recentes, está já a ser posta em prática, o que se pode comprovar pelo facto de o número de divórcios ter sofrido uma quebra no nosso país. É bom, as pessoas estão a dar mais uma oportunidade à vida a dois, não partem para o divórcio por “dá cá aquela palha”, mas falta a outra parte, o aumento dos casamentos. Nós todos já decidimos que a partir dos vinte anos vamos considerar essa hipótese para as nossas vidas. Mais não prometemos!
Alunos do 11.º G

PS - A Juliana Nóbrega do 9.º B ilustrou esta proposta. Que alguém aproveite!


0 Response to "Ideias Interessantes para Resolver a Crise..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger