Programa de Promoção da educação para a Saúde...

Trabalho realizado pelo aluno José Guimarães, do 9.º G, na disciplina de Educação Visual, lecionada pela Professora Leonor Ribeiro. Ilustra, recorrendo a técnicas de Comunicação Visual, a informação adquirida no projeto de Educação Sexual que foi desenvolvido nesta turma.


Avaliação da perceção de alunos e professores sobre a Educação Sexual em meio escolar:

Na disciplina de Sociologia, os alunos do 12.º F elaboraram um trabalho de pesquisa denominado Avaliação da perceção de alunos e professores sobre a Educação Sexual em meio escolar. O trabalho obedeceu ao método seguido nas ciências sociais:

- Enquadramento teórico e problemática (levantamento da legislação e da temática); - Definição da amostra; - Elaboração dos questionários e guiões das entrevistas; -  Aplicação; - Tratamento dos resultados.
O projeto envolveu toda a turma, sendo os alunos Miguel Cristino, Patrícia Monteiro e Tiago Carvalho os responsáveis pela última fase. O artigo produzido foi enviado para a XXI edição do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, iniciativa da Fundação da Juventude. Num total de 302 trabalhos enviados foram selecionados 100 para a Mostra de Ciência no Museu da Eletricidade, em Lisboa, que decorre nos dias 30, 31 de maio e 1 de junho. O projeto do 12º F foi um dos 100 selecionados.

Resumo do artigo

Este artigo científico baseia-se nos resultados do trabalho de investigação realizado na Escola S/3 S. Pedro, na disciplina de Sociologia de 12º ano com o objetivo de estudar a metodologia de investigação sociológica, com um caso prático. Pretendia-se a aplicação de alguns modos de produção sociológica, a seleção e tratamento da informação recolhida e apresentação e sistematização das conclusões.
É um estudo descritivo simples que pretende responder a algumas questões: o que aprenderam os alunos da Escola quando já estão no 12º ano? Que perceções têm sobre o que aprenderam? Que conhecimentos já trazem os alunos que estão a entrar na Escola? O que pensam os professores? Há concordância de perceções entre os professores e os alunos relativamente ao que uns ensinam e outros aprendem?
A metodologia utilizada incluiu 2 questionários e entrevistas semiestruturadas a amostras selecionadas de alunos e professores.
A pertinência do estudo justifica-se porque estando a obrigatoriedade da Educação Sexual prevista na lei, desde 2009, e sendo objeto de planificação cuidada pelos professores que orientam os projetos de turma, ainda não tinha sido feita uma avaliação sistemática e global dos resultados nos alunos e das impressões dos professores sobre estas questões.
Os resultados da aplicação do questionário aos alunos do 7º ano, mostram que os alunos trazem já alguns conhecimentos relevantes sobre as infeções sexualmente transmissíveis e métodos contracetivos, adquiridos, principalmente, nas aulas de Ciências da Natureza. Gostariam sobretudo de, no futuro, tratar os temas mais relacionados com as relações amorosas. Os alunos do 12º ano dos cursos com disciplinas de Ciências Naturais têm a perceção de terem tratado esta temática durante o número de horas previstas na lei, nas disciplinas cujos conteúdos programáticos as incluem. Nos outros cursos a maioria dos alunos refere não ter sido na escola que adquiriu a maior parte dos conhecimentos. Não têm sequer a perceção de terem tido muitas aulas de Educação Sexual. Os professores consideram a Educação Sexual na escola importante e eficaz e que tem sido implementada de acordo com a legislação em vigor.
Concluímos que não há concordância entre o que os alunos pensam ter aprendido na escola sobre Educação Sexual e o que os professores pensam ter ensinado.
Teresa Morais | Professora responsável pelo Projeto


Patrícia Monteiro, Tiago Carvalho, Miguel Cristino, alunos responsáveis pela análise dos dados recolhidos e professora Teresa Morais, responsável do projeto.



0 Response to "Programa de Promoção da educação para a Saúde..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger