Gostamos de Portugal com os Cinco Sentidos...

Vista ou Visão - Em Portugal não faltam obras de arte, da Natureza ou humanas, para serem admiradas e encherem os olhos de beleza e alegria. Há muito para escolher e para todos os gostos: mar - rios - montanha - planícies… As obras de arte humanas que merecem ser admiradas espalham-se por todo o país, algumas estão guardadas, como tesouros que são, em museus, fundações,  igrejas… Vale a pena descobri-las. Vai!

Cheiro ou Olfacto -  São tantos os aromas agradáveis que se sentem neste país! O cheiro denso da giesta e urze  que cobrem os montes. O aroma da relva cortada e das flores na primavera, da terra molhada e da fruta madura no verão, das folhas no outono, das castanhas assadas e da lenha a arder no inverno. O Natal cheira a canela e a Páscoa a folar. Cada região possui uma identidade, um património de cheiros, mas em todas elas há: o aroma do pão acabado de cozer, dos bolos, das iguarias e petiscos culinários… No litoral, o cheiro da maresia é o mais agradável. O odor dos lençóis perfumados com alfazema, do sabonete fabricado em Portugal, dos livros novos quando começam as aulas… Fecha os olhos e  inspira o aroma de que mais gostas.

Ouvido ou Audição - Ouvimos muitos e variados sons ao longo do dia, selecionámos os que nos fazem felizes. São tantos: o nosso nome dito pela pessoa que amamos, o bom dia sorridente de quem conhecemos, ou de um desconhecido, uma canção cantada em Português, o som da guitarra portuguesa, o som das ondas a desfazerem-se na areia, ou a baterem nos rochedos, o canto de um riacho, do rouxinol, da cotovia, o vento nas árvores… Ouve e vais gostar.

Gosto ou Paladar - Podes escolher doce ou salgado, também podes misturar. O sabor de uma fofa torrada logo pela manhã. O gosto do sumo de uma laranja algarvia, do marisco, da canja de galinha caseira, do arroz de favas, dos enchidos e queijos portugueses.. Os estrangeiros adoram a nossa gastronomia. Tanta delícia, mas nada, mesmo nada, supera o sabor da comida feita pela nossa mãe.

Tacto ou Palpação - O toque suave e aveludado de um pêssego maduro. Um beijo bem sonoro na bochecha de uma criança, um abraço a um amigo, ou namorado, ou namorada, o toque nas pétalas de uma flor ou no tronco rugoso de uma árvore. O contacto com a água do mar ou do rio frio de arrepiar no norte e mais quente no sul. A brisa que faz o cabelo acariciar-nos o rosto. Tantas emoções!
                                                                     Alunos do 7º E e 7º H


0 Response to "Gostamos de Portugal com os Cinco Sentidos..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger