Uma Vida de Trabalho e Boa-vontade

Lembrando e homenageando as centenas de professores que transmitiram o seu saber e contribuíram para a formação de várias gerações ao longo destes 50 anos e, na impossibilidade de a todos lembrar, O Broas escolheu o Professor Maldonado colega e docente de quem todos guardam gratas recordações, pessoa que sempre revelou uma humanidade e afabilidade de trato excepcionais. A todos deu a dádiva da sua atenção e disponibilidade. Em nome de todos os que o conheceram um grande Bem-haja. Aqui fica o seu retrato profissional e o testemunho de alguns colegas que com ele trabalharam mais de perto.
António João Maldonado Pires 
Natural de Contim, freguesia de Santalha, concelho de Vinhais  
60 anos - Casado - 2 filhos 
Aposentado ao fim de 38 anos de trabalho/serviço


CARREIRA PROFISSIONAL
- 1974/75 - Professor de Grafias na Escola Técnica do Dão
- 1975/76 - Professor estagiário de Tecnografias na Escola Industrial e Comercial de Vila Real
- 1976/77 - Professor agregado 12.º Grupo (Tecnografias) na Escola Industrial e Comercial de Vila Real
- 1977/78 até 1983/84 - Professor efectivo do 12.º Grupo - C (Secretariado), na actual Escola Secundária António Sérgio de V. N. de Gaia
- 1984/85 até 1991/92 - Professor efectivo  do 12.º Grupo -  C (Secretariado)  na Escola  Secundária de  S. Pedro, em Vila Real.
- 1991/92 - Professor Destacado no Projecto Minerva - Pólo da UTAD.
- 1992/93 - Professor Destacado no Projecto Minerva - Pólo da UTAD e Responsável pelo Centro de Apoio Local de Vila Real do Projecto Minerva.
- 1993/94 - Professor do Quadro de Nomeação Definitiva do 12.º Grupo - C (Secretariado) na Escola  S/3 S. Pedro - Vila Real.

FUNÇÕES DESEMPENHADAS
- Delegado e Subdelegado de Grupo na Escola Secundária N.º 1, de Vila Nova de Gaia
- Subcoordenador dos Directores de Turma na Escola Secundária N.º 1, de V. N. de Gaia
- Coordenador do Curso Profissional Auxiliar Administrativo e Técnico Profissional de Secretariado, na Escola Secundária de S. Pedro - Vila Real
- Membro do Conselho Directivo na Escola  Secundária de  S. Pedro - Vila Real
- Professor de Noções de Informática do Curso Técnico-Profissional de Manutenção Mecânica e do Curso Técnico-Profissional de Secretariado na Escola Secundária de S. Pedro
- Professor de Informática do Curso Técnico de Gestão PME's na Escola Profissional do ISEFOC, em regime de acumulação
- Coordenador Pedagógico na Escola Profissional do ISEFOC.
- Professor de Aplicações Informáticas do Curso Técnico de Contabilidade, desde 1994/95, na Escola Profissional do NERVIR de Vila Real, em regime de acumulação.
- Assessor do Conselho Executivo da Escola S/3 S. Pedro – Vila Real
- Elemento do Agrupamento de Exames de Vila Real/Júri Nacional de Exames, convocado pela DREN, no ano lectivo de 1996/97.
Coordenador do programa informático ENES98, no Agrupamento de Exames de Vila Real/Júri Nacional de Exames, convocado pela DREN, no ano lectivo de 1997/98.

TESTEMUNHOS    

Que dizer de um Amigo?

O Maldonado é simples, simpático, afectuoso com toda as pessoas, pacato, paciente, calmo, prudente, bom profissional, sempre com vontade de aprender  e de inovar, criativo, perfeccionista, dedicado à Escola como se fosse a sua segunda casa, preocupado com os outros e  sempre disponível para ajudar. Poderia indicar mais qualidades, mas não é preciso: - O Maldonado é o Maldonado, não há outro igual.
Para além de tudo isso, para mim, é um Amigo sempre presente, que olha para nós quando pergunta se está tudo bem. E, isso, diz tudo. Um abraço.
A colega e amiga - Henriqueta Rua

É difícil falar de alguém que passa pela nossa vida de uma forma tão marcante. O colega e amigo Maldonado!!! Num primeiro impulso, ocorre-me a palavra generosidade. É uma pessoa generosa, sempre disponível para ajudar. Testemunhei inúmeras situações problemáticas, que, prontamente, resolveu com sabedoria e um sorriso, apesar do visível cansaço motivado por longas horas de trabalho no Conselho Executivo.  Esta Escola deve-lhe muito, pois sempre assumiu uma postura de grande profissionalismo, colocando, muitas vezes, os interesses da Escola à frente da sua vida privada.
Em termos profissionais, foi o grande obreiro da informatização dos diversos sectores da Escola. O acompanhar da evolução tecnológica no domínio das TIC é da sua responsabilidade e sempre procurou actualizar-se nesta área e pôr ao serviço da comunidade educativa o seu saber. Todos, professores, funcionários e mesmo alunos, em situação de stress informático, recorríamos ao Maldonado, que prontamente nos ajudava a sair da embrulhada.
A notícia da sua retirada da vida activa apanhou-me de surpresa. Não queria acreditar que o Maldonado se afastava da Escola. Tentei demovê-lo. Pedi-lhe que apoiasse a Escola mais uns anos, mas estava determinado e tinha as suas razões. De facto, o Estado, raramente, reconhece o mérito de inúmeros profissionais dedicados, honestos e com alto sentido de responsabilidade como o Maldonado. 
Bem haja pela pessoa que és e espero poder contar sempre com a tua amizade.
A colega e amiga - Elsa Rebelo

Diário da República, 2.ª série - N.º 202 - 18 de Outubro de 2010 - Louvor n.º 538/2010
Na data em que o Senhor Professor António João Maldonado Pires passa à situação de aposentado, quero expressar, em meu nome, da Direcção Executiva da Escola S/3 S. Pedro - Vila Real - e de toda a comunidade educativa, o meu público louvor pelas suas excelentes qualidades humanas e profissionais, competência, dedicação, zelo e lealdade com que desempenhou as funções de Adjunto do Director.
É com um profundo sentido de gratidão e estima pessoal que reconheço publicamente os serviços prestados a esta comunidade educativa e ao ensino como merecedores de público louvor.
 Em 12 de Outubro de 2010 - O Director, Manuel da Conceição Coutinho


0 Response to "Uma Vida de Trabalho e Boa-vontade"

Enviar um comentário

Powered by Blogger