Reflectir as Redes Sociais

Nas aulas de Introdução à Filosofia, os alunos do 11.º F reflectiram sobre as implicações das redes sociais em diferentes áreas da vida humana. Ficam  aqui algumas das principais ideias.

As redes sociais reúnem pessoas de diferentes culturas e latitudes, fazendo com que  seja um meio muito apropriado para quem quer conhecer ou aprender mais sobre as sociedades e civilizações mais distantes de nós.
O domínio de várias línguas, sobretudo Inglês, facilita a comunicação entre pessoas de continentes, países diferentes. Leva a melhores relações inter-continentais e intra-continentais. No mundo virtual das redes sociais, o gesto tem pouco significado, a palavra é que domina. As redes sociais exigem o conhecimento de línguas, mas também representam uma maneira de aprender e aperfeiçoar as línguas dos outros.
É curioso pensar e verificar esse facto.
                                                                        Diana Martins

Os meios de comunicação estão sempre presentes na nossa vida, a manipulação da informação, também. É assim. Infelizmente.
As redes sociais levam à proliferação de ideias, muitas vezes de pessoas com más intenções e até de seitas que querem atrair crentes. As ideologias perigosas que apelam, por exemplo, à violência podem moldar outras pessoas, em especial, os jovens. Não é por acaso que se diz que os meios de comunicação são o quarto poder.
As assimetrias existentes entre zonas rurais e urbanas, países industrializados e países em vias de desenvolvimento, vão diminuindo e as redes sociais dão o seu contributo para isso. As distâncias são cada vez mais fáceis de ultrapassar.
Temos que aproveitar o que as redes sociais e os outros meios de comunicação têm de melhor e evitar e controlar o que têm de pior. 
Diana Ferreira - Sara Teixeira - Renata Esteves - Vera Leila
 
As redes sociais são uma forma de convívio muito usual nos dias de hoje. São, cada vez mais, conhecidas e usadas por pessoas de todas as faixas etárias.
No entanto, as redes sociais estão a mudar, a afectar as relações e a reduzir a comunicação em presença entre as pessoas. Estabelecem-se relações de amizade e amor, relações virtuais, através das redes sociais. É mais fácil enganar os outros por este meio, podem-se colocar fotos que não são da pessoa que está em rede. Alguns dos encontros marcados com quem se conheceu por este processo podem acabar em violações, raptos, roubos...
Um conselho: se marcares um encontro desta maneira, avisa alguém em quem confies e procura que ele decorra num sítio público, que tenha gente, não num lugar isolado.

Bruna Choupina - Filipa Rodrigues - Helena Botelho - Rita Pinto - Soraia Damião

0 Response to "Reflectir as Redes Sociais"

Enviar um comentário

Powered by Blogger