A Violência e as Redes Sociais...

Ilustrações de Bárbara Taveira e Juliana Nóbrega - 8.º B

Os actos de violência  praticados nas escolas ou envolvendo alunos têm, sempre, grande divulgação nos media  e são objecto de muitos debates. O que é novo é que na actualidade há, muitas vezes, alguém que se diverte a filmar a cena e vai, o mais depressa que pode, divulgá-la através de uma rede social. Será que as redes sociais incentivam os actos de agressão, ou são um meio de denúncia desses actos?
É uma boa pergunta, mas talvez não haja uma boa resposta.
O que choca, para além da agressão em si, é a atitude de quem filma. Em vez de prestar ajuda à vítima, filma e, geralmente, faz comentários de quem se está a divertir, mostrando grande  indiferença pelo sofrimento dos outros. É uma atitude fria e que demonstra mau carácter. Estranho, irresponsável e estúpido é, em seguida, colocar a gravação numa rede social. Pensa que não vai ser identificado? Que não fez nada de mal e, por isso, está impune?
Nos últimos casos divulgados estão envolvidas raparigas como agressoras e vítimas. No entanto, tinham mais qualquer coisa em comum: um percurso escolar acidentado, onde o absentismo é uma das marcas mais evidentes. Existirá alguma relação entre insucesso escolar e violência? Os bons alunos não são, ou são menos, violentos? São mais perguntas para os especialistas, professores, encarregados de educação, pais, alunos, todos os cidadãos, reflectirem.
Em Lisboa, na Assembleia da República, os alunos-deputados do Parlamento dos Jovens, dos quais fazíamos parte, redigiram uma recomendação composta por dez medidas que visam combater a violência em meio escolar. A primeira dessas dez medidas recomenda que o tema Violência em Meio Escolar integre o Projecto do Programa para a Saúde. É uma sugestão válida. O problema das filmagens e sua divulgação nas redes sociais também devia ser estudado.
Há falta de informação sobre o que é permitido e o que é crime nas redes sociais, dá a sensação que alguns jovens não têm a noção do impacto que tem a informação colocada neste novo meio de comunicar.
Na nossa opinião, colocar o vídeo nas redes sociais tem um lado positivo, pode mesmo ser considerado bom, as autoridades tomaram conhecimento do caso e foi fácil identificar os intervenientes e conseguir actuar de um modo rápido e eficaz.   
As redes sociais dão uma visibilidade muito grande às pessoas e aos seus actos. As pessoas ficam associadas à situação que foi difundida, o que pode condicionar e prejudicar as respectivas vidas, para sempre. 

                                           Erica Miranda Amaral -  Pedro Miguel Marta Félix - 8.º C
              (deputados do Parlamento dos Jovens que este ano debateu o tema A Violência em Meio Escolar)

0 Response to "A Violência e as Redes Sociais..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger