Ensinar com as Redes Sociais - Professora Fátima Campos

Fátima Campos
Professora de Língua Portuguesa
Começo por confessar que quando uma amiga me fez o convite para aderir ao Facebook não fiquei muito entusiasmada. Pensei logo nos perigos que poderiam estar envolvidos: a perda de privacidade, o facto de pessoas desconhecidas terem acesso à minha conta, às minhas fotos, comentários, etc. Mas também pensei no que esta nova ferramenta informática me poderia trazer. E já tive alegres surpresas, como a de ter pedidos de amizade de familiares que já não via há décadas ou de ex-colegas do Liceu de Vila Nova de Famalicão, onde fiz os meus estudos desde o sétimo ano até ao décimo segundo. Estranhos tempos estes em que os primos e primas, tios e sobrinhos fazem pedidos de amizade uns aos outros via internet! Estranhos, sem dúvida, mas não deixam de ser o mais corriqueiro, o mais actual. Assim, há que acompanhar os tempos e ser cibernauta.
Para além destes pedidos de amizade de familiares e de amigos (amigos já de anos), fiquei agradavelmente surpreendida com os pedidos de amizade de alunos actuais ou de ex-alunos. Com eles tenho conversado no chat. Os temas de conversa são variados, desde dúvidas sobre a matéria que vai sair no próximo teste, até sugestões de leitura, passando por comentários sobre as fotos de perfil de uns e de outros.
Gosto de ter estas conversas não só com os meus alunos, mas também com os amigos. Às vezes, a vida não nos deixa muito tempo nem disponibilidade para conversarmos e, quando tomamos consciência, já passou tanto tempo e não sabemos nada sobre quem é importante para nós. Como, por exemplo, a família que está longe e que fica perto, à distância de um clic no chat. Podemos mandar mensagens, dizer que gostamos, um like postado aqui, um like postado ali e talvez levemos um sorriso ao rosto de pessoas que não contavam com a nossa simpatia. É bom ouvir e ler que gostam de nós! E há outros que ficam a saber que gostam de nós, que temos quem se importe connosco e que gosta da nossa presença nas suas vidas.

0 Response to "Ensinar com as Redes Sociais - Professora Fátima Campos"

Enviar um comentário

Powered by Blogger