Comemorar o Cinquentenário

A Escola S. Pedro, ao longo deste ano lectivo, comemorou os seus 50 anos no actual edifício. Foram muitas as iniciativas que lembraram a todos os momentos e as pessoas mais marcantes neste meio século de existência.
O programa comemorativo completou-se no dia 4 de Junho, sábado, com um conjunto de actividades que ocuparam o dia todo. Estiveram presentes todos os que quiseram participar neste momento importante da vida da Escola. O Senhor Presidente da Câmara, a Senhora Vereadora da Educação e membro do Conselho Geral e outras altas individualidades da vida política e cultural vila-realense marcaram presença na efeméride. Obrigado a todos!
No átrio principal estavam patentes várias exposições, algumas com trabalhos elaborados pelos alunos, que foram apreciadas e comentadas.  
 O Senhor Director da Escola e o Senhor Presidente da Câmara descerraram a placa que assinala este acontecimento.

A aluna Helena Beatriz, do 8.º C,  trineta do Dr. Sebastião Ribeiro, apresentou as duas actividades que um grupo de alunos do 8.º B e do 8.º C preparou para esta comemoração. Declamaram o poema O Meu Primeiro Exame de Menina, de Fernanda de Castro, que lembrou, a todos os que o ouviram, a humildade perante o saber. Cantaram a canção A Fisga, dos Rio Grande, que aborda as dúvidas sobre a utilidade do saber. 
Na passerelle estavam outras exposições com objectos que fazem parte da História da Escola e uma pequena exposição - Esta Escola que eu amo… com quadras e desenhos dos alunos. Todos os participantes se dirigiram para o Pavilhão Desportivo onde decorreu grande parte das cerimónias programadas.
Um grupo de professores, ensaiado pelo professor Artur Machado e acompanhados ao piano e violino pelas alunas, Mariana Amaral e Inês Rento, respectivamente, cantaram o hino da Escola, da autoria do Sr. Padre Minhava. Belas vozes.
O Senhor Director da Escola foi o primeiro a discursar. Na sua alocução lembrou a História da Escola, aqueles que nela estudaram e/ou trabalharam e os desafios que a Educação enfrenta. As suas palavras, como está escrito na placa comemorativa, serviram para Lembrar o Passado, Perspectivar o Futuro. Usaram, ainda, da palavra o Senhor Presidente da Câmara Municipal e a Dra. Adriana Granate Costa, Presidente da Associação dos Antigos Alunos e Professores da Escola.
A intervenção do Dr. Ribeiro Aires  deu a conhecer a vida e obra do Dr. Sebastião Ribeiro, Director da Escola à época da sua inauguração. A informação veiculada está reunida no livro que o professor Ribeiro Aires escreveu e cujo lançamento se concretizou naquele dia, na Escola. Foi um momento de muito aprender, como são sempre as palestras deste professor que dedicou muitos anos da sua vida a ensinar nesta Escola e é autor da obra História da Escola S. Pedro
 Sebastião Ribeiro foi director muitos anos, de 1927 a 1961, ainda a Escola era no Largo de S. Pedro. O seu trabalho perseverante, de pessoa que nunca desiste e luta até ao fim pelos objectivos que traçou, muito contribuiu para afirmar esta instituição de ensino, para o seu prestígio e para a construção do actual edifício, que ele inaugurou quando estava já muito perto dos 70 anos de idade.
Para lá da sua actividade no ensino, foi um cidadão atento e interventivo, exercendo alguns cargos a nível político.
Três gerações de descendentes do primeiro Director da Escola estiveram presentes. Duas das suas trinetas estudam aqui: a Catarina Teixeira e a Helena Beatriz Teixeira.

A missa solene, presidida pelo Senhor Padre Queirós e acolitada por alunos da Escola, inscritos na disciplina de EMRC, deu seguimento às comemorações.
O almoço de confraternização entre professores, actuais e aposentados, funcionários, antigos alunos, familiares de todos os mencionados... decorreu na Casa do Paço e prolongou-se pela tarde fora.
 
O tempo soalheiro permitiu que parte do convívio decorresse no espaço exterior. É agradável sentir o sol e a brisa enquanto conversamos e petiscamos.
Estiveram presentes mais de uma centena e meia de convivas, espalhados por várias mesas, os professores sentaram-se, na sua maioria, por grupo disciplinar. Curioso, mesmo nos momentos de lazer, a profissão está lá. Nunca deixamos de ser professores.
As palavras, risos e sorrisos misturaram-se com as iguarias deliciosas que foram sendo servidas. Parabéns aos cozinheiros que prepararam esta generosa e requintada refeição. Estava excelente. 

Foi tempo de longas conversas, de reatar a comunicação com algumas pessoas que já não se viam há muito tempo, conhecer a evolução das famílias, os casamentos, nascimentos, divórcios, mortes, ouvir e discutir opiniões sobre os temas do momento, sobretudo a incógnita do futuro do país e da educação. No domingo, dia seguinte a estas comemorações, realizaram-se eleições para a Assembleia da República e formação do novo governo. Vamos aguardar com fé as decisões dos novos ministros, do novo executivo.
O Grupo Coral da Câmara Municipal de Vila Real - Aleu foi convidado para animar o almoço com alegres cantigas do cancioneiro popular português.
Já a tarde ia longa quando terminou este almoço que encerrou as comemorações dos 50 anos do actual edifício da Escola. Para perpetuar este momento, a Direcção da Escola mandou cunhar uma moeda comemorativa com a imagem do edifício e o símbolo da Escola, oferecida a cada um dos participantes.


Em todos ficou, porém, um desejo: que, em breve, arranquem as obras de requalificação da Escola. É urgente que elas ocorram, pois cinquenta anos a ensinar, cinquenta invernos e verões envelheceram a Escola, criando alguns entraves às actividades lectivas. Um edifício novo seria uma mais valia importantíssima.
Uma palavra de apreço e agradecimento para a Comissão que organizou as actividades e foi constituída pelas professoras - Teresa Maldonado (já aposentada, mas que, mesmo assim, participou. É muita generosidade!) - Elsa Rebelo Henriqueta Rua - Zélia Ledo. Bem-haja!





0 Response to "Comemorar o Cinquentenário"

Enviar um comentário

Powered by Blogger