Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário

Nos dias 30 e 31 de Maio do presente ano realizou-se a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário um projecto que se iniciou em 2004 e pretende dar a conhecer aos alunos que frequentam os ensinos básico e secundário os diferentes aspectos da vida profissional daqueles que ocupam cargos políticos no nosso país. As actividades decorreram em Lisboa, no Palácio de S. Bento, sede da Assembleia da República, tendo tido como tema central a questão Que futuro para a Educação?.
Durante estes dias, os alunos que tinham sido previamente apurados nas sessões escolar e distrital para representar, na condição de deputados, os respectivos  círculos eleitorais, tiveram a oportunidade de participar em debates parlamentares propondo medidas que visam contribuir para uma melhor educação e colocando questões a deputados pertencentes a diferentes partidos políticos.
O Círculo Eleitoral de Vila Real teve, na sua representação, dois alunos da nossa Escola - Francisco Oliveira, porta-voz e deputado e Tiago Carvalho, deputado.  Foi a nossa questão a seleccionada para ser colocada ao Senhor Deputado Michael Seufert do CDS - PP, que estava assim formulada:
- Sendo proibida a utilização de telemóveis, durante o horário de trabalho, aos funcionários públicos, e sendo os deputados um exemplo para os demais, porque é o uso deste tipo de equipamento electrónico tão recorrente?
Foram escrutinadas as medidas, entre todas as apresentadas pelos diversos círculos eleitorais, para propor à Assembleia da República.
Os alunos que exerceram a função de jornalistas tiveram uma visita guiada ao edifício e participaram na Conferência de Imprensa concedida pelo Presidente da, entretanto extinta,  Comissão da Educação e Cultura, Dr. Luiz Fagundes Duarte.
Toda a participação da Escola no Projecto não seria possível sem a coordenação do professor Pedro Areias.
O Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário de 2011 foi encerrado com um momento patriótico, no qual todos os participantes cantaram A Portuguesa, o hino nacional.      
A aluna e jornalista - Ana Cruz


0 Response to "Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário"

Enviar um comentário

Powered by Blogger