Parlamento dos Jovens - Ensino Básico

Sessão Nacional - Violência em Meio Escolar 

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens é a actividade mais apetecível do projecto. Infelizmente, só uma minoria tem acesso a ela. Nós somos felizardos e pudemos estar presentes, pelo segundo ano consecutivo, neste grande evento. A vontade de dormir foi afastada pela vontade maior de rumar a Lisboa e desfrutar de todas as experiências e emoções que nos estavam reservadas. A longa viagem permitiu conhecer os outros alunos-deputados dos círculos eleitorais de Bragança e Vila Real, os professores e os repórteres.
Almoçámos na zona da Bairrada e houve quem aproveitasse para se deliciar com uma sandes de leitão assado. Uma delícia muito cara.
Chegados à Assembleia da República, procedeu-se à identificação dos participantes. Os deputados entraram pela porta principal e os professores e repórteres pela porta lateral.
Os deputados foram divididos pelas quatro comissões, tendo ficado os de Bragança e Vila Real na 4.ª Comissão, que agregava deputados de muitos outros distritos - Aveiro - Évora - Faro - Leiria - Porto. Os trabalhos foram presididos pelo Senhor Deputado do PSD, João Prata, coadjuvado pela Senhora Deputada do BE, Catarina Martins. Quem assegurou as funções de assessora foi a Dra. Joana Martins.
Nas palavras de boas-vindas do Senhor Deputado João sobressaíram expressões como:
“...que possam usufruir desta casa da palavra, casa da democracia…” .
Enquanto decorriam os trabalhos, eu, repórter, fui colhendo imagens do belo edifício que abriga o órgão do poder legislativo, no nosso país. Para tal, aproveitei a oportunidade proporcionada pela visita guiada que decorreu nessa tarde. Reparei nos muitos bustos que existem, a maioria deles representando a República. Os tectos das salas principais conjugam o vidro, ferro e a técnica do trompe l’oeil de que o barroco tanto gostou. É muito bonito!
Regressada à sala onde estava reunida a 4.ª Comissão, assisti a parte da apresentação dos projectos de recomendação e à sessão de perguntas e respostas do debate na generalidade. Devia existir um prémio para o melhor orador, o porta-voz do Círculo Eleitoral de Leiria, António Barreiros, seria um justo vencedor desse prémio. Que bem ele fala! E o que dizia era fundamentado em documentos, números, citações… Gostei, quando reagiu ao argumento de “estamos em crise, não há dinheiro” que a maioria dos distritos estava a utilizar para criticar as medidas dos outros, citando Derek Curtis Bok, antigo presidente da Universidade de Harvard afirmando: “Se acham que a Educação é cara, experimentem a ignorância (If you think education expensive, try ignorance)”. As suas intervenções foram sempre brilhantes. Mais à frente, ainda por causa da falta de dinheiro informou sobre alguns “gastos supérfluos do Estado Português - 8oo milhões de euros em publicidade e seminários - 1520 organismos públicos, sendo eles:
- 356 institutos públicos;
- 639 fundações;
- 343 empresas municipais;
- 95 empresas públicas;
- 18 governos civis;
- 87 parcerias público-privadas.”
Todos ficaram impressionados e sem resposta. Na fase final dos trabalhos procedeu-se à votação do Projecto de Recomendação que seria apresentado ao Plenário, no dia seguinte, tendo ganho o de   Faro. Começou, em seguida, o debate na especialidade, sofrendo o Projecto algumas mudanças como eliminação de medidas, alteração do texto e aditamentos. Findos os trabalhos, decorreu o lanche no claustro da Assembleia da República. Seguiu-se, na Sala do Senado, o concerto dado pelos Pequenos Violinos da Metropolitana. Eram muitos e tocavam muito bem. Foi um momento muito agradável. Voltámos ao claustro onde foi servido o jantar. Depois, nos autocarros, seguimos para o INATEL de Oeiras, onde pernoitámos e, no dia seguinte, tomámos o pequeno-almoço antes de regressarmos à Assembleia da República para a sessão do Plenário que encerraria a Sessão Nacional.
O Plenário começou com o discurso de boas vindas proferido pelo Presidente da ex-Comissão da Educação e Ciência, Dr. Luiz Fagundes Duarte, que referiu ser a Assembleia da República “a casa da Democracia” e que devemos “aprender a ouvir o outro e a relativizar as nossas opiniões”. Referiu ainda que este Projecto já conta com a participação de mais de 900 escolas e um dos grandes objectivos é chegar às mil escolas.
 
Seguiu-se a tomada de posse da Mesa, com a seguinte composição -  presidente - Lisandra Maravilha do Círculo Eleitoral de Viseu (Escola S/3 Latino Coelho de Lamego); vice-presidente -  Francisco Caseiro do Círculo Eleitoral do Porto (Escola S/3 Abel Salazar);   1.ª secretária - Catarina Boto do Círculo Eleitoral de Aveiro (Escola 2/3 S. Bernardo); 2.ª secretária - Catarina Barão do Círculo Eleitoral de Faro (Escola 2/3 D. Afonso III). 
 Prosseguiu-se com a sessão de perguntas e respostas aos deputados representantes de todos os partidos com assento na Assembleia da República. Eram eles - Rosalina Martins do PS - João Prata do PSD  - Michael Seufert do CDS-PP - Catarina Martins do BE - Manuel Tiago do PCP - Heloísa Apolónia do PEV. A questão formulada pelo nosso Círculo Eleitoral foi respondida pelo Senhor Deputado Michael Seufert (nome difícil de pronunciar) do CDS-PP.
Entretanto, os repórteres tiveram a Conferência de Imprensa com o Dr. Luiz Fagundes Duarte. A questão que lhe coloquei foi a seguinte:
- Quais os motivos que conduziram à tomada de decisão de não comemorar a Revolução do 25 de Abril na Assembleia da República?
Compreendi as razões apresentadas, mas continuo a pensar que devia ter havido uma sessão solene.
No debate para apurar as 10 medidas que constituem a Recomendação à Assembleia da República, houve algumas intervenções mais exaltadas e outras mais pacíficas. Mais uma vez se destacaram as qualidades oratórias do porta-voz de Leiria. Os trabalhos foram interrompidos às 13h 30m para a fotografia colectiva e almoço, novamente, nos claustros da Assembleia da República. Ao início da tarde, após a votação, deram-se os trabalhos, desta Sessão Nacional, como encerrados e fizeram-se as despedidas.
Adorei tudo, gostava de repetir!

                                           A repórter - Inês Monteiro

0 Response to "Parlamento dos Jovens - Ensino Básico"

Enviar um comentário

Powered by Blogger