Representar a Escrita

O desafio era criar ilustrações no âmbito do tema Escrita, Escritura e outras Aventuras focando, em particular, a relação entre Escrita e Literatura. Os trabalhos, aqui apresentados, foram realizados pelos alunos do 12.º ano, na disciplina de Aplicações Informáticas B, recorrendo ao programa CorelDRAW.



A lâmpada simboliza as “ideias” e a frase de Pablo Neruda está relacionada com isso mesmo. Dentro da lâmpada está um “foco” amarelo para representar a origem das ideias relacionadas com a escrita. Os “traços azuis” que saem do foco de luz do interior da lâmpada, representam a libertação das ideias. Mas, o que uma pessoa vê é o exterior da lâmpada, que é a escrita (a frase) e não vê a formação das ideias (o interior).
Daniel  Ferreira  - José Mesquita| 12.º A
Usamos como objeto principal a pena, para retratar a antiguidade onde se escrevia com uma pena e tinta, com referência a uma frase sobre a literatura em que diz que  a literatura é a expedição da verdade. 
Miguel Carvalho - Nelson Alegre | 12.º A 
Os contornos do lápis são nomes de poetas portugueses. Tomámos esta opção, porque achamos que a poesia portuguesa é muito boa.
Ana Sofia  Nogueira – Carolina Branco| 12.º A




 A base do nosso trabalho é o conceito da lâmpada de Aladino. Da lâmpada do passado saía o mítico génio, que concedia três desejos; da nossa lâmpada, saem frases célebres dos “génios” portugueses.
  Ana Catarina Teixeira – Vitória Nóbrega | 12.º A


Homenageámos os feitos dos Portugueses durante os Descobrimentos (Outras Aventuras), através de uma estância d’Os Lusíadas, relembrando, assim, o maior escritor do nosso país (Escrita, Escrituras), Luís de Camões.

 Maria Carvalho – Maria Inês Sousa| 12.º E



Partimos da ideia de uma estrela, que originou, por mero acaso, uma teia. Decidimos, então, aproveitar o “acaso” e atribuir a cada fio da teia uma letra da palavra ESCRITA, à qual, por sua vez, foi atribuído o nome de um escritor português.
Ana Beatriz Ribeiro  -  Mariana Pereira| 12.º B

 Estabelecemos uma relação entre a escrita e o nosso grande poeta, Fernando Pessoa.
Bárbara Pereira  –  Júlio Pinto | 12.º A





0 Response to "Representar a Escrita"

Enviar um comentário

Powered by Blogger