Evolução da Escrita - Suportes da Escrita

A escrita é uma das mais maravilhosas aventuras da Humanidade. Ela é tão importante que separa a Pré-História (civilizações sem escrita) da História (civilizações com escrita). Os que a dominavam sempre tiveram mais poder do que os que a ela não tinham acesso.

Maria João Fernandes | 9.º A

 Se nos detivermos na análise da evolução da escrita, vemos que tudo começa com as pinturas rupestres que, ainda na Pré-História, os homens desenhavam nas paredes das grutas. Daí passaram aos pictogramas em que desenham o que querem representar. Exemplo disso são os hieróglifos do Antigo Egito. A longa jornada da escrita tem o primeiro marco importante e definidor na escrita cuneiforme dos Sumérios e o seu apogeu na adoção do alfabeto que hoje, grande parte do Mundo utiliza e que deriva dos símbolos inventados pelos Fenícios, na Antiguidade. É um sistema de escrita muito simplificado, com um nível muito elevado de abstração. Há muitos sistemas de escrita, alguns perderam-se, mas persistem ainda, muitos: Russos, Gregos, Árabes, Chineses, Japoneses, Israelitas...possuem formas de escrita próprias que nos parecem muito complexas.
Durante séculos existiu apenas a escrita à mão, o manuscrito, mas a invenção da imprensa por Gutemberg, no século XV, revolucionou este modo de comunicação. Outras invenções importantes, na evolução da escrita, foram o aparecimento da máquina de escrever e, depois, o computador, que oferece um número infindável de tipos de escrita.
Cada vez se escreve menos à mão, já ninguém estuda caligrafia que ensinava diferentes tipos de escrita: carolina ou carolíngia, gótica, cursiva… já não se fazem livros manuscritos como fizeram os homens de séculos anteriores, que produziram maravilhosas obras de arte.
Os suportes da escrita mudaram: as plaquinhas de barro dos Sumérios, o papiro dos Egípcios, o pergaminho dos monges copistas da Idade Média, o papel… Os instrumentos começam com os pincéis da Pré-História, a cunha dos Sumérios, a pena de pato, os aparos, a esferográfica e o teclado da máquina de escrever e do computador.
A escrita como tema e objeto de obra de arte permanece, embora com novas dimensões. Os professores, que todos os dias lidam com a escrita de muitos alunos, podem apreciar diferentes formas de desenhar as letras e comprovam que há caligrafias que são de uma beleza incrível, perfeitas, outras são arte mais vanguardista, talvez.





Alunos do 8.º E

0 Response to "Evolução da Escrita - Suportes da Escrita "

Enviar um comentário

Powered by Blogger