Ciência e Tecnologia - Grandes Aventuras

A Ciência e a Tecnologia e os respetivos progressos são das maiores, quiçá as maiores, aventuras humanas. A maioria das conquistas nestas áreas representam progressos e bem-estar para todos. O que seria o transporte de pessoas e bens sem a roda? Algo muito penoso e moroso, no mínimo.

Se perguntarmos, a um grupo variado de pessoas, qual é a invenção científica ou avanço tecnológico que consideram mais importante, teremos um grande e diversificado conjunto de respostas.
Os jovens, mais focados nos gadgets informáticos e de comunicação, elegem o telemóvel, sem o qual não vivem e que tanta dor de cabeça dá a pais e professores, o smartphone, o tablet, o portátil…
As pessoas que contactaram ou contactam mais de perto com problemas de saúde selecionam as revoluções na Medicina: o aparecimento das vacinas, da anestesia, da penicilina… que conduziram ao aumento da esperança média de vida, que nos países mais desenvolvidos, já mais que duplicou a que existia até à segunda parte do século XVIII. Nos países em vias de desenvolvimento, a realidade é outra!
Os professores agradecem invenções como a fotocopiadora, o computador (antes dele a máquina de escrever), os e-manuais...ferramentas que auxiliam o difícil, mas também fascinante, trabalho de ensinar crianças e jovens provenientes de diferentes meios, com conceções da escola e de educação muito diversificadas.
O lado negro de todo este progresso é ele conduzir a armas cada vez mais mortíferas, aumentar a poluição e a sustentabilidade do planeta, levar ao desaparecimento de milhões de empregos…
Negativo é, também, o facto destes avanços científicos e tecnológicos não serem para todos os habitantes do Planeta. Grande parte da Humanidade vive em condições terríveis e com uma esperança média de vida muito aquém da que se verifica  nos países mais avançados.

Teresa Bastos | 8.º E

A Filosofia e as religiões refletem e debatem há muito os avanços da ciência e da tecnologia e sobre o que devem ser os seus limites e ética.
Somando os prós e os contra vale a pena esta aventura!


0 Response to "Ciência e Tecnologia - Grandes Aventuras"

Enviar um comentário

Powered by Blogger