A Vida de Pi - Yann Martel

Teresa Bastos | 8.º E

A Vida de Pi é um livro de aventuras e drama que narra a história do jovem Pi, cujo nome completo é Piscine Patel. Este, aos 16 anos, parte de Pondicherry, na Índia, com a família e os animais do Zoo familiar, para o Canadá. O navio Tsimtsum, que os transporta, naufraga nos primeiros dias de viagem. Pi vê-se forçado a partilhar um salva-vidas com uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre, andam à deriva na imensidão do oceano Pacífico. O espaço é exíguo e o grupo acaba por se reduzir a Pi e a Richard Parker, o seu tigre de Bengala. A viagem dura sete meses, plenos de aventuras e dificuldades, estando sempre iminente um fim trágico.
Pi acaba por ser salvo e conta a sua história aos representantes da empresa japonesa, dona do navio. Como estes mostram desconfiança e incredulidade, Pi conta uma nova versão: para cada animal da primeira história há um ser humano que lhe ocupa o lugar e também o destino. 
Pi deve a sobrevivência à sua inteligência e conhecimento, lia muito e gostava de aprender, à sua fé, era crente em três religiões: Hinduísmo, Cristianismo e Islamismo e ao seu poder de fantasiar o mundo e a realidade.
O real e o fantástico cruzam-se nas páginas deste livro, o que o torna mais apelativo e interessante. A sua leitura absorve-nos da primeira à última página.
A Vida de Pi foi publicado em 2001 e recebeu o prémio Man Booker. Esteve envolto numa polémica, porque o escritor brasileiro Moacyr Scliar acusou o autor  de plágio. Yann Martel reconheceu que se tinha inspirado na obra Max e os Felinos, deste escritor e agradeceu-lhe no prefácio de novas edições. Foi adaptada ao cinema pelo realizador Ang Lee, em 2012 e recebeu quatro óscares.
Curiosidade: Foi lançado um novo livro de Yann Martel no nosso país. Sabem como se intitula? As Altas Montanhas de Portugal. Curioso!
Teresa Bastos | 8.º E


0 Response to "A Vida de Pi - Yann Martel"

Enviar um comentário

Powered by Blogger