Sagradas Escrituras...

Teresa Bastos | 8.º E

Sagradas Escrituras é outra forma de designar a Bíblia. Esta obra é partilhada por várias religiões. O Antigo Testamento, a chamada Bíblia Hebraica, a parte mais antiga da Bíblia, é comum ao judaísmo e às religiões cristãs: Católica, Ortodoxa, Luterana, Anglicana, Calvinista… O Novo Testamento é partilhado por todas as religiões cristãs, embora haja algumas diferenças no número de livros.
Alguém disse: Ninguém é suficientemente culto se não conhecer a Bíblia. Não é necessário ser crente para que esse conhecimento deva existir. Se queremos compreender o Mundo em que vivemos, os valores em que assenta a civilização ocidental, temos que conhecer a obra bíblica.
O conjunto dos livros que constituem a Bíblia, 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento, foram escritos na Antiguidade, ao longo de 1 600 anos, por cerca de 40 pessoas, todos homens.
A Bíblia foi e é fonte de inspiração para estudos científicos, obras artísticas, quem não lembra a beleza da Pietá de Miguel Ângelo, e literárias com destaque para romances, poesias... quem não lembra o poema Raquel de Luís de Camões: Sete anos de pastor Jacob servia / Labão, pai de Raquel, serrana bela; / mas não servia o pai, servia a ela, / E a ela só por prémio pretendia. Existem múltiplos documentários. O cinema, desde as suas origens, sempre explorou os temas bíblicos, desde os velhinhos Ben-Hur, Os Dez Mandamentos e Quo Vadis aos mais atuais A Última Tentação de Cristo, A Paixão de Cristo e o filme de animação O Príncipe do Egito, visto por milhões de crianças e adultos.
As referências a episódios e personagens bíblicos estão presentes no quotidiano, quem nunca disse: Eu sou como S. Tomé, tenho que ver para crer!
A Bíblia fascina crentes e não crentes. É o livro mais traduzido e calcula-se que já terão sido impressas mais de 6 mil milhões de Bíblias. O pai da imprensa no Ocidente, Gutemberg, no século XV, escolheu a Bíblia para primeiro livro a imprimir. Essa tarefa ocupou-o durante 3 anos e teve a colaboração de 20 trabalhadores. Imprimiram os primeiros 180 exemplares desta obra, que tinha 1282 páginas.
Há muita gente não crente que se afirma cristã porque gosta da mensagem de Jesus Cristo, o amor aos outros, o olhar o outro como um ser humano igual a nós mesmos e não um estranho. É uma mensagem que está sempre muito atual e evitaria inúmeros problemas à Humanidade se fosse mais praticada.
A Bíblia, focando-se na essência do ser humano, permanece válida para todos os tempos. No passado e no presente somos capazes de adaptar a sua mensagem ao mundo em que vivemos.
Acreditando no que se quiser acreditar, ou mesmo sem acreditar em nada, deixamos uma sugestão: descubra a Bíblia, vai gostar e ficará um pouco mais culto.

 Alunos de EMRC do 8.º ano


0 Response to "Sagradas Escrituras..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger