A Violência em Meio Escolar - Parlamento dos Jovens - Ensino Básico
A segunda fase do projecto Parlamento dos Jovens - Sessão Distrital do Círculo Eleitoral de Vila Real - decorreu ao longo do dia 15 de Março, terça-feira, no Instituto Português da Juventude de Vila Real. Estiveram presentes 17 escolas do distrito, aquelas que aderiram e desenvolveram o projecto. A nossa Escola esteve representada pelos alunos/deputados - Erica Amaral - Pedro Félix - Inês Monteiro - o deputado suplente foi o Francisco Ventura. Todos os alunos são do 8.º C, com excepção da Inês Monteiro que é do 8.º A.
Os trabalhos iniciaram-se com a sessão de perguntas à Senhora Deputada Paula Barros que presidiu à Mesa da parte da manhã. A nossa Escola foi a terceira a apresentar a questão. Foi a Inês Monteiro quem colocou e, muito bem, a seguinte pergunta:
- Em que circunstâncias surgem as moções de confiança ou de censura?
A Senhora Deputada referiu que a nossa questão era muito oportuna e mostrava a nossa atenção à realidade política portuguesa. Explicou que as moções são instrumentos da democracia ao serviço da Assembleia da República e do governo. Esclareceu que o grande objectivo da moção de censura é fazer cair o governo. A moção de confiança serve para apoiar decisões do governo e dar confiança à acção governativa. A maioria das escolas apresentou questões, algumas pertinentes, outras, nem por isso. Esta parte finalizou com o Coffee Break.
A apresentação dos projectos de recomendação, de cada uma das 17 escolas, ocupou o resto da manhã.
O nosso Projecto de Recomendação foi dos últimos a ser apresentado e contemplava as seguintes medidas:
1.ª – Criar um código de ética, divulgado e analisado nas aulas de Formação Cívica e afixado em vários espaços da Escola, para cultivar a gentileza e as boas maneiras no trato diário (cumprimentar, sorrir, elogiar…).
2.ª – Elaboração e afixação de cartazes para sensibilizar toda a comunidade escolar da importância de reportar todos os casos de agressão, física, verbal e/ou psicológica que presencia.
3.ª – Implementar um gabinete de apoio aos agressores para, numa primeira fase, estes identificarem as causas que os conduzem aos comportamentos violentos e, numa segunda fase, trabalharem a mudança de atitudes.
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