Comunidade de Aprendizagem e de Desenvolvimento Profissional...

A Comunidade de Aprendizagem participou nas IV Jornadas Pedagógicas – O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar, com o workshop: A aprendizagem profissional do professor nas comunidades de aprendizagem: a experiência da Escola S/3 S. Pedro de Vila Real, pelas professoras Lúcia Gonçalves, Paula Guedes e Teresa Morais, no dia 3 de maio, no Edifício de Geociências na UTAD.
Neste workshop deram a conhecer a Comunidade de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional desta Escola, que já vai no 4.º ano de existência.
A Comunidade, ao longo do seu percurso, tem vindo a consolidar o seu modo de funcionamento e as dinâmicas de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos seus membros. Com avanços e recuos, pôde celebrar alguns êxitos mas também refletir sobre os fracassos. Procura identificar os problemas profissionais comuns e, cooperativamente, encontrar alternativas de atuação pedagógica que contribuam para a resolução dos problemas, sempre com o objetivo último de melhorar os resultados escolares dos alunos e a sua formação para a cidadania.
Neste Workshop, a partir da definição do conceito, fez-se uma introdução ao papel das comunidades de aprendizagem profissional nas escolas e os seus objetivos. Para que os alunos e professores presentes adquirissem conhecimentos mais consistentes sobre o interesse das comunidades, foi desenvolvida uma atividade prática de simulação do funcionamento de uma comunidade.
A Comunidade de Aprendizagem participou, também, nas V Jornadas Pedagógicas – O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar, dinamizando o workshop: Controvérsia criativa: um método de aprendizagem eficaz para a discussão de mitos/problemas em contexto escolar, pelas professoras Lúcia Gonçalves, Paula Guedes, Rosalina Sampaio e Teresa Morais, no dia 31 de maio.
A controvérsia criativa é um método de aprendizagem cooperativa que assenta no pressuposto de que o conflito cognitivo promove um rendimento escolar mais elevado, desenvolve o pensamento crítico, o raciocínio, as relações interpessoais e o bem estar psicológico. Sendo uma metodologia de trabalho que estimula a argumentação e contra-argumentação, em que o conflito é visto como positivo e gerador de ideias, é o método adequado para refletir sobre alguns mitos e problemas da docência.
Neste workshop foram apresentados e debatidos os seguintes problemas: vantagens/desvantagens dos trabalhos de casautilização de novas tecnologiasretenção no Ensino Básico; Estilo de Liderança adequado à sala de aula.
O objetivo principal foi confrontar as impressões subjetivas com a teoria já produzida, construindo um espaço de reflexão para unir o conhecimento experiencial dos intervenientes e os resultados do conhecimento com fundamentação científica.
Teresa Morais




0 Response to "Comunidade de Aprendizagem e de Desenvolvimento Profissional..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger