Vem jogar jogos de tabuleiro...

Os treinos de preparação para o 14.º Campeonato Nacional de jogos Matemáticos já se iniciaram. E tu, já fizeste a inscrição?

Procura o teu professor de matemática e inscreve-te  no(s) horário(s)mais conveniente(s)!!

Contamos contigo!!


Este ano, a Final do Campeonato Nacional de jogos Matemáticos terá lugar no Externato de Penafirme, em  Torres Vedras, no dia 16 de março.


Movimento Código Portugal #2 - Código das Estrelas

A Escola S/3 S. Pedro participou com sucesso na 2.ª edição do Movimento Código Portugal, iniciativa que decorreu entre 4 e 10 de dezembro. A participação dos nossos alunos permitiu alcançar os seguintes resultados, na categoria das escolas com mais problemas resolvidos:

>> 3.ª posição nas escolas do 3.º Ciclo - 1861 desafios resolvidos

>> 5.ª posição nas escolas do secundário - 1504 desafios resolvidos

>> 7.ª posição nas escolas com mais problemas resolvidos – 3365 desafios resolvidos
https://www.codemove.pt/escolas/5421

Na plataforma FCT NOVA CodingFest, os alunos tiveram a oportunidade
 de construírem pequenos programas de computador, através da combinação de blocos gráficos de código numa sequência de problemas simples
Movimento Código Portugal é uma campanha de mobilização nacional para a literacia digital e a computação, que pretende estimular o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento computacional, que se configura como uma nova forma de literacia para o século XXI.É promovido pelo Governo, através das áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Economia, Trabalho, Solidariedade e Segurança, a Ciência Viva,Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

Parabéns a todos os alunos participantes!!

Mais informações em: https://www.codemove.pt/

O Broas

O 8.º C a codificar...


Os alunos do 8.º C, da Escola S/3 S.Pedro, participaram ativamente na resolução dos problemas propostos pelo Movimento Código Portugal#2. Estas atividades fazem parte da campanha de mobilização nacional de consciencialização para a importância da literacia digital e computacional, como fatores de realização individual e coletiva nas sociedades modernas.

8.º C a PROGRAMAR by Slidely Photo Gallery

O 12.º E e a PROGRAMAÇÃO

Na disciplina de Aplicações Informáticas, os alunos do 12.º E, da Escola S/3 S. Pedro, experimentaram os desafios propostos pelo Movimento Código Portugal#2. Consciencializados para a importância da literacia digital e da computação, tiveram, assim, a oportunidade de por em prática os seus dotes de programação e de contribuírem para uma boa classificação da nossa Escola.


12.º E - Movimento Código Portugal #2 by Slidely Photo Gallery


Resolve os desafios e contribui para uma boa classificação da Escola S/3 S. Pedro, em http://www.codingfest.org/astrokid/#/?_k=hi7xjc


Mais informações em: https://www.codemove.pt/




O Broas

Resolve desafios como o 12.º D

Os alunos do 12.º D deram o seu melhor, tentando, sempre com o menor número de blocos possíveis, resolver os desafios propostos pelo Movimento Código Portugal #2! 


12.º D a programar by Slidely Photo Gallery

Movimento Código Portugal é promovido pelo Governo, através das áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e tem  como parceiros a Direcção-Geral da Educação,  a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.
Já deste o teu contributo pela Escola S/3 S. Pedro?


Mais informações em: https://www.codemove.pt/
O Broas

Programar é com o 12.º C

Os alunos do 12.º C, da Escola S/3 S. Pedro, na aula de Aplicações Informáticas, também participaram no Movimento Código Portugal#2. Na plataforma FCT NOVA CodingFest, construíram pequenos programas de computador, através da combinação de blocos gráficos de código.


12.º C a PROGRAMAR by Slidely Photo Gallery

Já deste o teu contributo pela Escola S/3 S. Pedro?

Até domingo, em: http://www.codingfest.org/astrokid/#/?_k=hi7xjc, participa!

Mais informações em: https://www.codemove.pt/







O Broas

O 7.º A e o 7.º B a codificar...

Os alunos do 7.º A e do 7.º B, da Escola S/3 S. Pedro, também ajudaram o AstroKid a reparar o seu satélite que foi atingido por um meteorito.
7.º A e 7.º B a programar by Slidely Photo Gallery

E tu, já participaste, pela S. Pedro, na resolução dos desafios propostos pelo Movimento Código Portugal?

Experimenta em  http://www.codingfest.org/astrokid/#/?_k=bdf7wi e resolve os desafios, utilizando o menor número de blocos que conseguires!

Mais informações em  http://codemove.pt




O 8.º B sempre a programar

Bloco a bloco, os alunos do 8.º B tentam ajudar o Astrokid a recolher peças para arranjar o satélite a encontrar o foguetão para regressar a casa. Estas atividades, propostas pelo Movimento Código Portugal #2, pretendem desafiar os alunos a construir pequenos programas de computador, através da combinação de blocos, numa sequência de problemas simples.


8.º B a PROGRAMAR by Slidely Photo Gallery


Já deste o teu contributo?



Mais informações em: https://www.codemove.pt/



O 9.º A a PROGRAMAR

Os alunos do 9.º A participaram, de forma entusiasta, na resolução dos desafios propostos pelo Movimento Código Portugal.


Já deste o teu contributo?

O Broas

Bloco a Bloco...

Os alunos do 8.º A e do 8.º B começaram, logo no primeiro dia, a dar o respetivo contributo na resolução dos desafios disponibilizados pelo Movimento código Portugal #2.

E tu, já participaste?

Até ao próximo domingo pode fazê-o em: http://www.codingfest.org/astrokid/#/?_k=ieyerw
Para mais informações: http://www.codingfest.org/astrokid/#/?_k=ieyerw


O Broas

Junta-te ao Movimento Código Portugal


É já amanhã, dia 4 de dezembro, que inicia a segunda edição da iniciativa Movimento Código PortugalOs alunos podem aprender, de forma divertida, a nova literacia do século XXI: a programação e o pensamento computacional.

Experimenta os cinco níveis de demonstração do desafio: http://codingfest.org/demo/#/?_k=eb23gm

Participa no Movimento Código Portugal, entre 4 e 10 de Dezembro!!

Obtém mais informações em: https://www.codemove.pt/


O Broas

Movimento Código Portugal 2017

O Movimento Código Portugal volta a desafiar alunos e professores. Nesta edição, o AstroKid está em órbita no seu foguetão e precisa de ajuda para reparar um satélite que foi atingido por um meteorito.

Participa no Movimento Código Portugal, entre 4 e 10 de Dezembro.
- aos cartazes https://goo.gl/6GLpLg
- a mais informações http://codemove.pt

O Broas

Viva a PROGRAMAÇÃO

A Escola S/3 S. Pedro vai participar, pelo segundo ano consecutivo, nas atividades promovidas pelo Movimento Código Portugal. Este Movimento pretende estimular o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento computacional, que se configura como uma nova forma de literacia para o século XX.

Assim, de 4 a 10 de dezembro, os alunos podem, na plataforma FCT NOVA Coding Fest, conceber programas de computador, combinando blocos gráficos de código, numa sequência de problemas simples. Nas aulas de TIC e de Aplicações Informáticas B, bem como na Biblioteca da da Escola, os alunos, orientados pelas professoras de Informática, dinamizadoras da atividade, vão por à prova os seus dotes de programação!!!


Todos a participar pela Escola S/ Pedro em: http://www.codingfest.org/astrokid/#/?_k=hi7xjc


Mais informações em: https://www.codemove.pt/

VAMOS PROGRAMAR...




O Movimento Código Portugal promove, pelo segundo ano consecutivo, uma campanha de mobilização nacional de consciencialização para a importância da literacia digital e computacional. 
De 4 a 10 de Dezembro, escolas, instituições de investigação e de ensino superior, estudantes e público em geral podem participar em atividades onde todos podem programar.

Visita www.codemove.pt e sabe mais sobre o Movimento Código Portugal que vai pôr o país a programar


O Broas

O Broas e a IGUALDADE de GÉNERO


O jornal O Broas está a criar forma e a percorrer a sua caminhada anual.

O tema Igualdade de Género surgiu na sequência do Projeto Parlamento dos Jovens, que tem o tema - Igualdade de Género: um Debate para Todos, que nos sensibilizou e atraiu pela sua atualidade. Mais, descobrimos, coincidência feliz, que a Câmara Municipal de Vila Real, também, tem vindo a desenvolver um Projeto dentro da mesma temática e, neste ano, escolheram, como uma das áreas de intervenção, as escolas com ensino secundário. É ouro sobre azul!

A Igualdade de Género “impôs-se”, de modo incontornável, porque é, lamentavelmente, muito presente. Basta estar atento às notícias que nos entram pela casa dentro para entender a sua pertinência.

Sem querermos desvendar “tudo” o que está planificado, adiantamos apenas algumas ideias que nos parecem interessantes e talvez te levem a “puxar” a tua criatividade e a pores no papel, na forma que quiseres, os teus pensamentos geniais sobre o tema. Lê com atenção estes “segredos”:

- a Biblioteca Escolar já está, em velocidade de cruzeiro, a trabalhar o tema e, algumas atividades, como a das Mulheres Filósofas, já decorreram. Se não sabes, ainda estás a tempo de te informar!

- há duas turmas de Humanidades a prepararem um julgamento sobre Violência no Namoro. Serão os alunos a desempenhar todos os papéis inerentes a um julgamento;

- estão a formar-se muitas listas para o Parlamento dos Jovens, vai ser muito participativo, como deve ser em Democracia, mas gostávamos de, também, contar contigo. Vá lá, forma uma lista e defende o que pensas…

- descobrimos que a Menina a Ler é uma acérrima defensora da Igualdade de Género e está a preparar algumas surpresas para todos. Aguardem…

Sabias que O Broas já vai festejar o seu 18.º ano de existência?
…Talvez já possa SAIR À NOITE!!!



O Broas

14.º Campeonato dos Jogos Matemáticos

Realiza-se, uma vez mais, o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Neste ano letivo, a  final terá lugar no dia 16 de março de 2018, no Externato de Penafirme, em Torres Vedras. 

PARTICIPAAs inscrições decorrem até 5 de janeiro. 


Consulta as regras dos jogos AQUI, bem como outras informações de interesse AQUI.



O Broas

Passeio turístico por Vila Real


Astrid Márquez, oriunda da Venezuela, e Luis Ángel Araya, proveniente da Costa Rica, são novos alunos na nossa Escola. A Astrid está a frequentar o nono ano e o Luis o décimo primeiro ano. Quarta-feira, 27 de setembro, percorreram as ruas da zona histórica de Vila Real, descobrindo a cidade, a cultura e a língua de Camões. Visitaram o Mercado Municipal, a histórica Rua Direita, conheceram algumas tradições académicas, episódios e monumentos do passado da cidade. Localizaram alguns serviços, como o Tribunal e os Correios, por fim, degustaram os famosos covilhetes, as esplêndidas cristas de galo e os tentadores pitos de Santa Luzia da nossa gastronomia.

Foi uma tarde plena, banhada pela luz dourada do outono, que timidamente avança. A Astrid e o Luis ficaram maravilhados com as “descobertas” e todos apreciaram este agradável passeio que terminou com as professoras a cantar a Marcha de Vila Real.


Haverá mais, de certeza!

!Donde fueres, haz donde vieres!                                         Em Vila Real, sê Vila-realense!

Vila Real, oh que linda és
Tens o Corgo aos pés, em adoração
Vila Real, como és gentil

Canta-te Cabril, beija-te o Marão


As professoras – Rosalina Sampaio I Sílvia Meireles



O Broas

Novas Espécies Marítimas Bizarras

O mar é fonte de vida! O que tu não sabes é que foram descobertas novas espécies. Todas elas bizarras! Muito bizarras mesmo! Não tivessem elas nascido da imaginação dos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas B, do 12.º ano, das turmas A, C, D e H.
 
Para conheceres as novas "criaturas" não precisas de mergulhar ou de ir ao Oceanário, nós AQUI vamos apresentá-las: A Tatureca  e a Galavonça são irmãs do Crocofoca e do Tartubilo. Os pais são a Golfiruga e o Nory. Os outros membros da família, também aqui presentes, são primos em primeiro, segundo e terceiro grau...

Atenta bem no seu fantástico aspeto e procura as semelhanças. Caso não as encontres não é da nossa responsabilidade!!!! 

DIVERTE-TE!

O Mar que nos Inspira

Os oceanos e mares existentes no planeta que habitamos foram, desde sempre, fonte de inspiração para todas as formas de arte: música - poesia - cinema - pintura - arquitetura…
Os alunos do 12.º G pesquisaram o tema e descobriram os belos poemas de Sophia sobre o Mar que ela tanto amava e dos quais aqui deixamos cinco para lembrar ou dar a conhecer. Reproduzimos, também, obras da pintura e arquitetura maravilhosas e alusivas ao mar.


À Beira-mar
José Malhoa

Atlântico


Mar,
metade da minha alma é feita de maresia
Pois é pela mesma inquietação e nostalgia,
Que há no vasto clamor da maré cheia,
Que nunca nenhum bem me satisfez.
E é porque as tuas ondas desfeitas pela areia
Mais fortes se levantam outra vez,
Que após cada queda caminho para a vida,
Por uma nova ilusão entontecida.


E se vou dizendo aos astros o meu mal
É porque também tu revoltado e teatral
Fazes soar a tua dor pelas alturas.
E se antes de tudo odeio e fujo
O que é impuro, profano e sujo,
É só porque as tuas ondas são puras.

Edifício Onda
Terminal do porto de Leixões

Mar Sonoro

Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho.
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.


As Ondas
As ondas quebravam uma a uma
Eu estava só com a areia e com a espuma
Do mar que cantava só para mim.

Fresco da Gare da Rocha do Conde de Óbidos
 Lisboa - Almada Negreiros

Liberdade

Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.


Quando eu morrer...

Quando eu morrer voltarei para buscar
Os instantes que não vivi junto do mar
De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.



Alunos do 12.º G, orientados pela Professora de História A




O Broas

Projeto Justiça para Tod@s

12.º G

Teotónio Assis Quaresma - Beltrão de Carvalho e Sá - Teotónio Feliciano Quaresma - Ana Orquídea Quaresma Roxo - Luna Arébano - Vânia Vanessa do Cotto Benegundes - Hermenegilda Salvaterra Santiago - é muito provável que não conheça nenhuma destas pessoas. Aliás, é certo que não as conhece, porque elas nunca existiram, no entanto, povoaram o pensamento dos alunos do 12.º G, durante este ano letivo. Estes nomes, bem catitas, identificavam as personagens do caso criado para participar no Projeto Justiça para Tod@s.
Este Projeto tem os seguintes objetivos orientadores:
- conhecer o sistema de justiça português - as carreiras existentes e as formas de acesso às mesmas; conhecer o dia-a-dia dos tribunais; distinguir os cargos e funções de juiz, magistrado do Ministério Público, advogado e funcionário judicial; identificar os direitos dos cidadãos perante a justiça.  
O nosso caso de violência doméstica e, provavelmente, homicídio foi construído ao longo do primeiro período. No mês de fevereiro, o advogado, Dr. Macieirinha, veio à Escola e, durante uma aula de História A, avaliou o nosso caso, orientou-nos nas alterações que deviam ser realizadas e esclareceu-nos sobre o funcionamento dos tribunais e as funções dos diferentes magistrados e outros intervenientes.
A Simulação do Julgamento com a Juíza de Direito, Dra. Manuela Pereira, ocorreu na tarde de dia 08 de maio de 2017.
Oito alunos da Turma desempenharam os cargos de: delegados do Ministério Público; arguido; advogado de defesa; testemunhas da Acusação e testemunhas da Defesa. A Senhora Juíza explicou, de uma forma clara e límpida, todos os passos dados num julgamento e as alternativas que se colocam em alguns momentos.
Os alunos demonstraram empenho e interesse. Foram capazes de improvisar nas questões inesperadas colocadas pela Senhora Juíza. Todos gostaram e reconheceram que tinha sido um projeto enriquecedor.

Rosalina Sampaio - Teresa Morais | Professoras responsáveis pelo Projeto



O Broas

JOGAR e Corridas de Vila Real



O Hugo Domingos e o João Balça Pinheiro, alunos do 12.º D, da disciplina de Aplicações Informáticas B, criaram um jogo no Scratch, enquadrado no tema "Corridas de Vila Real". Arranja um(a) parceiro(a) e sê o vencedor destas CORRIDAS.

Lembra-te que:
- para o carro vermelho:
Tecla W à ir para a frente;  
Tecla S à ir para trás;
Tecla A à ir para o lado esquerdo;
Tecla D à ir para o lado direito.

- para o carro cinzento:
Utiliza as teclas de direção àß âá


Clica AQUI para experimentares o jogo.


Clica AQUI para explorares o código de programação que foi utilizado.


O Broas

Sê o primeiro a atingir a meta no circuito...


Segue as instruções e experimenta o desafio que os alunos Jaime Teixeira e Luís Bebiano, do 12.º A, te propõem para seres o primeiro a atingir a meta, no WTCC de Vila Real.

O Trabalho foi realizado no Scratch, nas aulas de Aplicações Informáticas B. Experimenta AQUI.

Podes explores AQUI o código de programação que foi utilizado.


O Broas
Powered by Blogger