Projeto Justiça para Tod@s
terça-feira, 11 de julho de 2017
13:10
Etiquetas: Aprendizagem , As pessoas contam , Justiça , Olhares e pareceres
Etiquetas: Aprendizagem , As pessoas contam , Justiça , Olhares e pareceres
12.º G |
Teotónio Assis Quaresma - Beltrão de Carvalho e Sá - Teotónio Feliciano Quaresma - Ana Orquídea Quaresma Roxo - Luna Arébano - Vânia Vanessa do Cotto Benegundes - Hermenegilda Salvaterra Santiago - é muito provável que não conheça nenhuma destas pessoas. Aliás, é certo que não as conhece, porque elas nunca existiram, no entanto, povoaram o pensamento dos alunos do 12.º G, durante este ano letivo. Estes nomes, bem catitas, identificavam as personagens do caso criado para participar no Projeto Justiça para Tod@s.
Este Projeto tem os seguintes objetivos orientadores:
- conhecer o sistema de justiça português - as carreiras existentes e as formas de acesso às mesmas; conhecer o dia-a-dia dos tribunais; distinguir os cargos e funções de juiz, magistrado do Ministério Público, advogado e funcionário judicial; identificar os direitos dos cidadãos perante a justiça.
O nosso caso de violência doméstica e, provavelmente, homicídio foi construído ao longo do primeiro período. No mês de fevereiro, o advogado, Dr. Macieirinha, veio à Escola e, durante uma aula de História A, avaliou o nosso caso, orientou-nos nas alterações que deviam ser realizadas e esclareceu-nos sobre o funcionamento dos tribunais e as funções dos diferentes magistrados e outros intervenientes.
A Simulação do Julgamento com a Juíza de Direito, Dra. Manuela Pereira, ocorreu na tarde de dia 08 de maio de 2017.
Oito alunos da Turma desempenharam os cargos de: delegados do Ministério Público; arguido; advogado de defesa; testemunhas da Acusação e testemunhas da Defesa. A Senhora Juíza explicou, de uma forma clara e límpida, todos os passos dados num julgamento e as alternativas que se colocam em alguns momentos.
Os alunos demonstraram empenho e interesse. Foram capazes de improvisar nas questões inesperadas colocadas pela Senhora Juíza. Todos gostaram e reconheceram que tinha sido um projeto enriquecedor.
Rosalina Sampaio - Teresa Morais | Professoras responsáveis pelo Projeto
O Broas
0 Response to "Projeto Justiça para Tod@s"
Enviar um comentário