A Escola Secundária São Pedro no 15.º CNJM - Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos



No dia 29 de março de 2019, realizou-se na Maia, na Escola EB 2,3 de Pedrouços, o 15º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, promovido pela Associação Ludus, Associação de Professores de Matemática, a Sociedade de Professores de Matemática e apoiado pelo programa Ciência Viva. Localmente foi organizado pelo Agrupamento de Escolas de Pedrouços e pela Câmara Municipal da Maia.

Nesta edição do CNJM, estiveram inscritos 1844 alunos provenientes de aproximadamente 400 instituições de ensino nacional.

Cada par de alunos esteve sentado à frente de um jogo de tabuleiro a disputar uma partida de um jogo de estratégia e de raciocínio, uns mais lógicos, outros mais de cálculo… mas todos certamente muito desafiadores.

Estes jogos fomentam um pensamento muito rigoroso mas também muito criativo, contribuindo por isso para o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo subjacente ao pensamento matemático. Consequentemente, o lema de quem pratica estes jogos é, sem dúvida: “Pensar é um prazer…”

Os torneios da única eliminatória realizaram-se da parte da manhã e as finais no período da tarde. Para os torneios da final são selecionados os jogadores que ficam em 1º lugar nos torneios da manhã (o que muitas vezes implica vencer as quatro partidas disputadas por cada um).

Apesar do bom desempenho dos nossos alunos, este ano lamentavelmente a Escola de S. Pedro, não registou jogadores na final.
A nossa escola fez-se representar por 6 alunos, um por cada jogo, a saber:
- Filipe Oliveira, 7º F,  no jogo Produto (3º ciclo);
- Maria Amélia Silva Vasconcelos, 8º E, no jogo Rastros (3º Ciclo);
- João Taveira Gomes, 8º E, no jogo Avanço (3º Ciclo);
- Rafael Ferreira Monteiro, 11ºD, no jogo Avanço, (Ensino Secundário);
- João Lopes, 11º A, no jogo Produto (Ensino Secundário);
- Francisco Silva, 11º A, no jogo Atari Go (Ensino Secundário)




O Broas

Já realizaste o Curso Cidadão Ciberseguro?

O curso “Cidadão Ciberseguro”:

- destina-se a todos os cidadãos, tendo em conta os riscos decorrentes da utilização da Internet e dos equipamentos eletrónicos.
- pretende sensibilizar os participantes para a utilização segura e ciente das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), reduzindo a sua exposição aos riscos do ciberespaço.
- tem uma carga total de 15 horas, divididas em três módulos com uma carga de 5 horas cada.
- possibilita, com uma percentagem de 75% de respostas corretas em todos os quizzes, obter o certificado “Cidadão Ciberseguro”
- …. pode ser realizado até 31 de dezembro de 2019.




Clica aqui

EXPERIMENTA!

O Broas
Powered by Blogger