Tesouros Revelados

Todos os professores já se depararam com a situação de encontrar alunos a rabiscar cadernos e, mais raramente, manuais. Há rabiscos e rabiscos. Há os que são arte. Há os que são poesia. Há beleza e sensibilidade em páginas de caderno.

 

 Escrevi um Poema

 

Numa tarde de segunda,

Escrevi um poema

Na minha cabeça ele deslumbra

No papel não vale a pena.

 

Numa manhã de quarta,

Escrevi uma estrofe

Parecia-me uma carta:

Dez palavras, eu estava off.

 

Ao fim do dia,

Perdi a magia

Da minha cabeça

Nada saía.

 

Nunca deixo de tentar,

Um dia vou lá chegar

Tenho muita calma,

Mas preciso de descansar a alma!

 

Passado uma semana,

Deitado na cama,

Tive muitas ideias…

As folhas ficaram cheias

 

O trabalho é o segredo,

Mas devo saber esperar

Não posso ficar frenético

O sucesso vou alcançar.

 

Nunca deixo de tentar

Um dia vou lá chegar

Há caminho a percorrer

não me posso perder!

 

António Mestre | 8.º C 

 

 

 

 

 

 

 

 


O Broas

Mentira

Mentira

 

Beatriz Nogueira e Maria Araújo | 12.º D

As pessoas mentem

Porque não querem falar

 

Mentem

Porque não se querem expressar

 

Mentem

Porque se querem fechar

 

É a tristeza de não se ser

o que se almeja

A base da mentira.

 

Bebiana Matos | 11.º I

 




O Broas

A Mentira

A Mentira

 

Beatriz Nogueira e Maria Araújo | 12.º D

Mentimos para tirar alguma vantagem,

Para nos livrarmos de alguma culpa

Para poupar alguém de uma notícia dura

Para garantir a própria sobrevivência

Inventamos histórias para sermos mais felizes

Para alegrar ou não magoar os outros

Para proteger alguém ou a nós mesmos

Para conquistar uma pessoa

Para conseguir um emprego

para evitar as consequências negativas de um erro

para preservar a própria reputação

por medo

por amor

por vaidade

por pena

 

Mentimos em todos os aspetos da vida

E acreditamos que não mentimos

Dizemos que raramente o fazemos

Estamos a enganar-nos

Mentir é algo que nos faz mal

Quando mentimos sabemos que mentimos

 

Andreia Rêgo | 11.º I

 




O Broas

Um Herói da Tua Terra - Aureliano Barrigas

Olá a todos!

 

s somos: a Lara Nóbrega; a Antónia Monge; a Isabel Barroso; o António Mestre,  alunos do 8.º C da Escola Secundária São Pedro de Vila Real.

Lara – Vimos apresentar um cidadão vila-realense que amou a sua cidade e muito por ela fez. A sua ação perdura até à atualidade. Merece o estatuto de herói!

AntóniaAureliano de Almeida Barrigas nasceu a 8 de outubro de 1893, na rua Direita, atual rua Dr. Roque da Silveira. É filho único do médico militar e proprietário duriense, Manuel Barrigas, e de sua esposa Vitorina Almeida.

Isabel – Desde criança passeava pela cidade e idealizava projetos para a melhorar e embelezar. Foi aluno distinto, sempre dos melhores. Gostava, enquanto ouvia os professores, de ilustrar as margens dos manuais com desenhos de grande qualidade.

António – Tinha curiosidade por muitas áreas do saber. Apreciava máquinas: foi ciclista; motociclista; automobilista; polemista; desenhador, ilustrador, caricaturista; radiófilo; fotógrafo amador; mecânico. Os problemas de saúde impediram-no de se formar em engenharia, curso que frequentava no Porto. Em suma, foi um Leonardo, não de Vinci, mas de Vila Real.

Lara – Como o pai dizia era “um sonhador ousado”. Alguns dos seus sonhos concretizou-os e Vila Real ficou a ganhar. Criou, com alguns amigos, um Ginásio na Quinta da Raposeira e o “Clube de Caça de Vila Real; foi um dos principais elementos da Equipa que dinamizou, na década de trinta, o Circuito de Corridas de Vila Real e chegou mesmo a escrever uma carta a Salazar para que autorizasse a sua passagem a Circuito Internacional, como hoje acontece.

Antónia – Como ilustrador e caricaturista colaborou com diversos jornais e revistas locais e nacionais. Só no “O Comércio do Porto” publicou trinta e uma caricaturas.

Isabel – Nos anos 20, foi autor da maioria dos cartazes das Festas de Santo António, as maiores da cidade. Escreveu alguns livros, sobre automóveis: “Como Tratar o Meu Automóvel”... Teve críticas muito favoráveis.

Isabel – Como radiófilo melhorou as condições de receção. Assinou uma petição para que o posto emissor de Rádio - Telefonia de Parede, (Rádio Clube Português) fosse autorizado a funcionar com o comprimento de onda de 325.4 metros.

António – Faleceu aos 55 anos, no dia 12 de junho de 1948. O seu funeral foi dia de Santo António. Há uma avenida com o seu nome e as corridas de carros lembram-no como o grande obreiro das mesmas!

Todos – Venham a Vila Real conhecer Aureliano Barrigas, as corridas no Circuito Internacional e deliciarem-se com covilhetes, tripas aos molhos e cristas de galo…

Lara – Este trabalho foi baseado nas obras: “Aureliano Barrigas – fotobiografia” de Elísio Amaral Neves e “Circuito de Vila Real – Velocidade na cidade” de Eduardo Passos

 

Nota – Devido a um equívoco, os quatro alunos acima identificados, pesquisaram e fizeram o texto para um programa de rádio. Descobriu-se o engano estava o trabalho feito. Aqui fica!

 




O Broas

Muda de Vida - Há um Planeta a Salvar


Já devem ter ouvido falar das greves escolares pelo clima (Fridays for Future) começadas pela famosa ativista sueca, de apenas 17 anos, Greta Thunberg. Mas o que vocês não devem saber é o porquê dela ter começado estas greves.

Greta Thunberg estava bastante preocupada com o futuro dela e o dos seus filhos, como já afirmou em várias entrevistas, pois tinha medo de não lhes poder dar o mesmo planeta que ela teve. Por isso decidiu, para além das greves do clima realizadas todas as sextas-feiras, ir falar com os governos de todo o Mundo, para estes legislarem no sentido de diminuir a poluição do planeta.

Enquanto Greta Thunberg fala com os governantes, nós podemos fazer algumas mudanças no nosso dia-a-dia para melhorar o planeta e os nossos hábitos:

 

1. no supermercado vamos tentar evitar comprar alimentos embalados, por exemplo em vez de comprarmos bolachas em saquetas podemos comprar as bolachas a granel ou melhor ainda  fazê-las em casa, e depois para os lanches levamos em embalagens reutilizáveis (como sacos de pano ou caixinhas), ou então, quando formos comprar fruta em vez de a levarmos em sacos de plásticos, em algumas lojas já há à venda saquinhos de rede reutilizáveis, que podemos utilizar para levar a fruta do supermercado;

 

2. outra medida que podemos adotar é evitar andar de carro em viagens muito curtas, pois o carro polui muito o ar, em vez disso podemos andar a pé, de bicicleta, skate ou transportes públicos.

 

3. em relação à roupa, podemos começar a comprá-la em algumas lojas em 2.ª mão, em vez de comprarmos naquelas grandes cadeias de roupa, pois essas fábricas consomem muita energia para fabricar e nos fazer chegar a roupa a preços tão baixos, e assim, se comprarmos em 2.ª mão, estamos a dar uma nova vida à roupa.

Se todos fizermos estas, ou outras, pequeninas coisas já estamos a fazer a nossa parte e a contribuir para o melhoramento do planeta. A Greta Thunberg está a fazer a parte dela. E tu?

 

Maria Almeida  | 8.º D

 

 



O Broas
Powered by Blogger