Los dias de las lenguas - edicíon 2011


En nuestra escuela, los días 19 y 20 de mayo de 2011, se realizaron los días de las lenguas, con el objetivo de promover las lenguas y sus respetivas culturas. Fue un conjunto de actividades, abierto a la comunidad escolar, donde el grupo de español también participó.
De entre todas las actividades, se destacó la exposición de trabajos hechos por los alumnos sobre algunas características y culturas de lengua castellana, así como la degustación de pequeñas amuestras gastronómicas típicas, como por ejemplo las famosas Tapas de España, la tortilla de patatas y las magdalenas.

El grupo de Español

Comemorar o Dia da Europa

Comemorar o Dia da Europa, lembrar o seu lema - Unidade na Diversidade, é tradição que se cumpre no dia 9 de Maio. O grupo de Geografia realizou uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos dos 7.º e 10.º anos. O grande objectivo foi divulgar e sensibilizar a comunidade escolar para as instituições e políticas energéticas da União Europeia. Os alunos fizeram cartazes, maquetas e power-points para difundirem a informação que tinham recolhido.

Sabes onde fica o criptopórtico de Aeminium?


O criptopórtico de Aeminium fica no Museu Machado de Castro. Sabes onde é este Museu? Em Coimbra. Tudo isto e muito mais, descobriram os alunos do 7.º C e 7.º D,  no dia 29 de Abril. Visitaram espaços histórico-culturais e científicos. Descobriram parte da obra do grande escultor português que foi Machado de Castro, autor de importantes esculturas e muitos presépios.  Viram o Museu da Ciência, o Paço das Escolas, o Convento de Santa Clara-a-Velha. Fizeram o Passeio pedonal pela Medina de Coimbra (Sé Velha, Arco de Almedina, ...). Ufa!!!

Exposição "A Magia da Imagem"


Encontra-se patente durante o mês de Maio, no corredor do piso 4 da nossa Escola, a exposição A Magia da Imagem, composta pelos trabalhos elaborados pelos alunos do 12.º D e do 12.º E na disciplina de Aplicações Informáticas B. Os programas utilizados para realizar estes trabalhos foram o Inkscape e o Photoshop. Estes permitiram inúmeras possibilidades de exploração da IMAGEM, que aliados à criatividade dos alunos, conduziram a trabalhos divertidos, inesperados e de muito talento!

COMPAREÇAM, VEJAM, APRECIEM e SORRIAM!

A exposição "A Magia da Imagem"
Registos dos trabalhos da exposição
Autores dos trabalhos da exposição

Uma ida ao Teatro - Auto da Barca do Inferno

O Auto da Barca do Inferno faz parte do programa de Língua Portuguesa do 9.º ano. Ver este auto, representado por uma companhia de teatro, torna o seu estudo mais interessante. Foi o que descobriram os alunos desta Escola que, no dia 3 de Maio, foram ao Porto assistir à representação deste Auto de Gil Vicente, o pai do teatro português. Houve tempo para, no Parque da Cidade, descontrair.

Na minha opinião, as redes sociais....

Na Minha Opinião...

O conceito Redes Sociais é muito associado aos adolescentes, sobretudo quando são focados os perigos que se escondem por trás desta nova ferramenta informática. As redes sociais estão disponíveis há pouco mais de uma década, muitos pais possuem pouca informação e nenhuma formação sobre este “mundo novo” que os filhos dominam e no qual passam muito do seu tempo, às vezes, quando deviam estar a dormir.
O maior perigo que espreita as crianças e os jovens, nas redes sociais, são os ataques de pedófilos e de recrutadores de prostitutas. Já todos ouvimos notícias de crianças e jovens que desapareceram depois de marcarem “encontro real” com “amigo virtual” . A palavra amigo é um pouco estranha neste contexto, pois pode designar pessoas que nunca vimos. Os meus amigos virtuais coincidem com os meus amigos reais. Foi esta a forma e estratégia que encontrei para me proteger e estar seguro.
 As pessoas que pertencem a muitas redes sociais estão mais vulneráveis a ataques de “predadores” virtuais que, infelizmente, passam a reais para executarem os seus intentos.
Como em tudo na vida, as redes sociais são um progresso humano extraordinário e que comporta muitas vantagens, mas há que estar atento aos perigos.
 Francisco Teixeira - 11.º TGEI


As redes sociais

As redes sociais


Redes sociais,
não nos são banais
Só não lhes acedemos
Se nos proibirem os pais.

Permitem-nos mostrar ao Mundo
Com, mais ou menos, emoção
Fotos, vídeos, poemas,
O que temos no coração. Ou talvez não!

Jovens, adultos, crianças,
Casados, viúvos, solteiros
Todos gostam e aderem
Para comunicar com o Mundo inteiro.

Falo pelo Mundo,
não falo por mim
Na minha opinião,
deviam ter um fim.

Sou contra estas “cenas”,
não deviam existir
Entre os casais
Parece um elixir.

Elixir do divórcio,
Acaba com o casamento,
Vai-se “conversar” na Net
E acaba o encantamento.

Encantamento de amor,
De ternura e carinho
Vai-se tudo, num instante,
De repente, estás sozinho.

Paulo Silva - 10.º G
Ilustração - Bárbara Taveira - 8.º B

Notícias de redes sociais - Bibliotecário português no top 50 do Twitter

Para conhecermos melhor o tema Redes Sociais fizemos pesquisas, não só nas revistas da especialidade, mas também nos jornais nacionais e locais. A notícia que aqui reproduzimos saiu no jornal Público, página 15, de sexta-feira, dia 1 de Abril de 2011. Será mentira? Nãããão! Escolhemo-la porque é referente ao tema que estamos a trabalhar e é uma notícia positiva, o que a torna duplamente rara.
O início do texto é elucidativo do teor da notícia: “A revista Time publicou uma lista das 140 pessoas mais interessantes do Twitter e entre elas surge apenas um português, José Afonso Furtado, director da Biblioteca de Arte da Gulbenkian.” Continuando a leitura ficamos a saber que este notável português está, como se diz no título, no top 50.
Para conhecermos os motivos que conduziram à sua selecção, prosseguimos a leitura e descobrimos que “ actualiza várias vezes ao dia o seu Twitter com todo o tipo de notícias sobre literatura, desde os mais variados prémios literários à informação sobre as tecnologias mais avançadas na área.” Este excerto esclarece-nos, também, sobre funções que as redes sociais podem desempenhar para divulgar a literatura, as bibliotecas, os livros.
Nesta época tão depressiva, em que se perspectivam anos difíceis para o nosso país, é bom verificar que há portugueses que são valorizados no estrangeiro e, neste caso, por uma revista que tem divulgação e prestígio mundiais.
Não sabíamos, mas as professoras informaram-nos, que a comparação “José Afonso Furtado é o Borges do Twitter”  em que  o Director da Biblioteca de Arte da Gulbenkian é cotejado com o escritor argentino Jorge Luís Borges, que também foi director de uma biblioteca, é um grande elogio. As redes sociais, ao contrário da ideia feita que corre por aí, podem incentivar a leitura e desenvolver o amor pelos livros. Time dixit!

                                                                               Ana Luís Rodrigues e Sara Cibrão Lopes - 10.º G

Ler e comentar o que os outros, mais avisados, escrevem: Artigo da revista PC GUIA

Revista informática PC Guia
 Fevereiro de 2011
Escrevo este artigo com base num outro, com maior conhecimento do tema, como é óbvio, que li na edição de Fevereiro de 2011 da revista de informática PCGuia. Gostei da imagem utilizada na capa e repetida na página 28, onde começa o artigo. Nela vemos pessoas com diferentes características e diversas idades, unidas por uma rede social. Podemos ver nela uma metáfora e ver que as redes sociais são como o amor, não escolhem idades, raças ou credos. Será assim? Talvez não!
As redes sociais estão aí, de modo definitivo, não dá para ignorar ou passar ao lado. São veículos de informação, local de partilha de fotografias, pensamentos, opiniões. São mais rápidas que a televisão a dar conta do que se passa no Mundo.
O artigo, assinado por João Trigo, analisa as maiores redes sociais e evidencia as suas principais características e vantagens.
A primeira é o Facebook, denominada O Gigante, à data deste artigo tinha mais de 500 milhões de utilizadores, é a maior rede social do Mundo. Vale a pena explorar os milhares de jogos que disponibiliza, entre os quais se destaca o famosíssimo Farmville, mas há outros. Utilizando as ferramentas adequadas, no caso dos adultos, é possível encontrar colegas de escola que não vemos há muito tempo.
A segunda rede social é a Linkedin, aqui apelidada de A Profissional. Está direccionada para gerar e expandir negócios. A sua homepage é visitada por mais de 560 mil profissionais, por dia. Pode exportar, para o Mundo inteiro, o seu currículo através dela.
O Twitter é a terceira rede a ser focada, sendo designada de O Imediato. É uma rapidíssima fonte de informação. Qualquer dúvida que possa ter é prontamente esclarecida por uma imensidão de pessoas.
A última a ser analisada é a HI5, classificada como A Vaidosa, devido ao facto de ter nascido para partilhar fotografias. Evoluiu e, na actualidade, é muito popular entre os cibernautas mais novos e está disponível em 24 línguas.
Na última página deste artigo, página 38, são referidas outras redes sociais menos conhecidas, num total de nove - FLICKR - FOURSQUARE - RAYLEAGUE - HABBO - MARKUPSOCIAL - MYSPACE - PLAXO - SOCIALAICOS - ADDEGA.
Descobri muita coisa que não sabia sobre redes sociais. Considero que o artigo é muito útil para quem não sabe muito sobre o tema e quer aprender. A linguagem utilizada é clara, há, no entanto, vocabulário em inglês técnico que não é fácil dominar. Os quadros e esquemas inseridos permitem uma leitura mais pormenorizada e acessível. O “calcanhar de Aquiles” das redes sociais não foi esquecido. É esclarecedor! Recomendo!

                                                                                                  
Carolina Novo - 10.º G

España, tan cerca...

Ya pasaban de las siete de la mañana (hora de Portugal) cuando salimos de la escuela. El viaje fue rápido y agradable, ya que oímos música, charlamos y algunos jugaron a las cartas. 
 Eran las once y media (hora de España), cuando avistamos la placa que decía “Santiago de Compostela”. Pronto aparcamos en una dársena de autobuses que estaba cerca del centro histórico. En pocos minutos, estábamos pisando las principales calles de la ciudad y pudimos contemplar la belleza de la catedral y de su museo.
La tarde pasó muy rápido con las visitas a las tiendas de recuerdos, con el paseo en tren turístico o por el paseo en el parque de Alameda. Todo esto, sin olvidar, sacar muchas, muchas fotos.
Para encerrar el día, fuimos hasta “El Corte Inglés” donde estuvimos sólo una hora, para tristeza de las chicas.
Puedo afirmar que esta excursión fue la mejor en que participé, pues es siempre un placer estar con mis compañeros de clase y otros, pero también porque pienso que se aprende mucho fuera de las clases y aún más en una ciudad tan bonita y llena de historia como Santiago de Compostela.
¡Aprobadísimo!



Maria Inês Vale -  9.º C

Ler e comentar o que os outros, mais avisados, escrevem: Artigo da revista Exame Informática

Revista Exame Informática
Julho de 2010
Neste mundo em que a informática se tornou omnipresente, omnipotente, omnisciente e imprescindível para uma grande parte da Humanidade, proliferam as revistas que abordam e esmiúçam esta temática. Escolhemos duas revistas que incluíam artigos sobre redes sociais e pedimos a duas alunas que, seguindo um guião, lessem e comentassem esses artigos. Aqui fica o resultado desse trabalho.
Este extenso artigo, o de maior destaque,  estende-se por onze páginas, da página 70 à página 81, é constituído por três partes independentes mas interligadas pelo tema redes sociais. Os textos têm autoria de Hugo Séneca, Márcio Florindo e Pedro Miguel Oliveira. Esta revista - Exame Informática - data de Julho de 2010.
No início, faz o ponto da situação geral sobre as vantagens e inconvenientes das redes sociais, aqui também designadas por portais sociais. É apresentado, para quem não conheça, o Projecto Miúdos Seguros na Net, do qual é fundador e mentor Tito de Morais. Ensina a fazer perfis seguros e distingue os dados que podem e não podem ser facultados. Nunca devemos dar a morada, número do BI, da Segurança Social, de Contribuinte, de telefone e o período de férias. Alerta os pais para estarem atentos à vida dos seus filhos na Net.
A parte mais interessante, no meu entender, é a análise, através de perguntas/respostas, das principais redes sociais. Começa com o Facebook sobre o qual são formuladas dez questões e dados os devidos esclarecimentos e conselhos. Em segundo lugar, é analisado o Twitter com oito questões e respostas, depois o MySpace, com oito questões e respectivas respostas e, por fim, o Hi5, com sete perguntas/respostas. A última pergunta é sobre como apagar a conta em cada uma das redes sociais.
Num fundo negro, escritos a branco, estão os Mandamentos Essenciais para quem participa numa Rede Social. O 1.º defende a necessidade de criar uma palavra-passe forte com pelo menos oito caracteres que misturem números e letras maiúsculas e minúsculas. O  2.º aconselha a não partilharmos a palavra-passe com ninguém e o 3.º a não deixar o browser Web memorizá-la. O 4.º mandamento afirma que não devemos aceder às redes sociais a partir de computadores públicos pois os dados podem estar a ser monitorizados e alguém pode fazer passar-se por nós, o 5.º reafirma que não devemos partilhar dados pessoais como localização, horários e rotinas. Os 6.º, 7.º, 8.º e 9.º mandamentos continuam a chamar a atenção para proteger os dados pessoais e não se expor demasiado. O último mandamento, o 10.º, aconselha a alertar amigos e familiares para os perigos a que poderão estar sujeitos, caso tenham perfis expostos.
                                                                                                            
Ana Fontes - 10.º G

Powered by Blogger