Novo Conselho Geral da Escola S/3 S. Pedro - Vila Real...
O Conselho Geral de Escola é constituído por 21 elementos, dos quais, sete são representantes dos docentes e dois do Pessoal não Docente.
Na quarta-feira, dia 12 de junho, decorreram os atos eleitorais para eleger os representantes dos professores e dos funcionários administrativos e assistentes operacionais.
Para a eleição dos representantes dos docentes surgiram duas listas. A lista A elegeu 5 representantes e a Lista B 2 representantes. Para a eleição do pessoal não docente surgiu uma Lista. Curioso, das nove pessoas eleitas, sete são mulheres.
O Broas colocou duas questões às professoras, cabeça de lista e às funcionárias eleitas:
- Quais os motivos que a levaram a candidatar-se?
- Quais são os objetivos que tem para o mandato de quatro anos?
Eis as respostas:
- O atual representante dos funcionários administrativos, Luís Gomes, vai aposentar-se e os meus colegas incentivaram-me a candidatar-me ao cargo. Consultei a família, refleti e resolvi avançar para este novo desafio.
- Conheço a legislação que regula o funcionamento do Conselho Geral e considero que é um órgão muito importante para o normal funcionamento das escolas.
Serei um dos dois elementos que representam o Pessoal Não Docente. Pretendo contribuir para uma Escola cada vez melhor e defender os direitos dos meus colegas e lutar pela dignificação do trabalho dos funcionários públicos.
Maria Antónia Venâncio Guedes de Matos
20 anos de serviço, todos nesta Escola
20 anos de serviço, todos nesta Escola
- O Senhor Meireles, atual encarregado dos assistentes operacionais e seu representante no Conselho Geral, não se candidatou porque aguarda a passagem à reforma. Insistiu comigo para eu me candidatar. Aceitei.
- Não sei muito sobre as funções do Conselho Geral. Sei que as reuniões são muito longas. Sei que vou representar os meus colegas de trabalho, fazer ouvir a sua voz quando for necessário, ajudar a encontrar soluções para os problemas que forem surgindo. Vou esforçar-me ao máximo, dar o meu melhor.
Elsa Maria Abrantes Teixeira Rebelo 36 anos de serviço - 12 anos nesta Escola - Professora de Geografia |
O novo Conselho Geral vai ser renovado com três novos docentes: um da Lista A, a professora Henriqueta Rua e as duas professoras, Ana Edite Cunha e Carmen Carvalho, eleitas pela Lista B.
As funções do Conselho Geral são vastas: deliberar, em determinados assuntos, moderar, supervisionar e apoiar a Direção Executiva na sua tarefa de gerir a Escola. É o único órgão, nas escolas, em que estão representados todos os intervenientes do processo educativo.
- Quero contribuir, assim como os meus colegas eleitos, para um bom ambiente de trabalho. Queremos que todos os elementos da comunidade educativa se sintam bem e gostem de aqui estar, sejam alunos, professores, funcionários ou encarregados de educação. Essa premissa é um dos pilares fundamentais para construir o sucesso dos alunos, tanto a nível cognitivo, como a nível da cidadania. É preciso, cada vez mais, formar cidadãos esclarecidos e proativos. É desse tipo de cidadãos que o nosso país e a nossa democracia precisam.
Ana Edite Rua Miguel Cunha 28 anos de serviço - 22 anos nesta Escola - Professora de Ciências Físico-químicas |
- Tomei a iniciativa de formar uma Lista, que elegeu dois elementos, porque acho que tenho capacidade de trabalhar em equipa e de contribuir com as minhas ideias e conhecimentos para que o processo ensino/aprendizagem seja o melhor possível.
- O objetivo que considero fundamental é melhorar e otimizar a ligação da Escola com a comunidade em que se insere. Deve, por exemplo, investir-se numa aproximação maior entre a Escola e as empresas locais para promover a empregabilidade dos nossos alunos, em particular, os que frequentam os cursos profissionais. As escolas têm a obrigação de formar profissionais/técnicos nas áreas em que eles faltam. Penso que, assim, a Escola contribuiria, de modo mais eficaz, para o desenvolvimento económico, para a fixação de jovens e luta contra a desertificação humana.
Pertencer ao Conselho Geral vai permitir-me agir, mais incisivamente, para concretizar ideias.
0 Response to "Novo Conselho Geral da Escola S/3 S. Pedro - Vila Real..."
Enviar um comentário