As Novas Tecnologias e a Polémica...

...Vantagens e Limites

Fica expresso, antes de mais, que este texto é apenas a nossa opinião… não passa disso… É um artigo de opinião, o que nós pensamos sobre o assunto.

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação é um tema muito debatido e algo polémico, sobretudo quando se fala na sua utilização por crianças e jovens. Nós consideramos  que as novas tecnologias: computador, telemóvel, tablete, enfim, uma variada e vasta gama de aparelhos com várias aplicações e funções, trazem consigo vantagens e desvantagens, como tudo na vida.

Começando pelas vantagens destes equipamentos inteligentes, gostaríamos de mencionar que através da Internet podemos:
- aceder a um leque variado de informação que abrange todos os temas possíveis e imaginários. Nunca foi tão fácil pesquisar;
-  estar em contacto com as pessoas de todos os cantos do mundo;
- fazer trabalhos mais eficaz e rapidamente;
- ter momentos de lazer, jogando videojogos, navegando nas redes sociais, vendo filmes, ouvindo música, lendo livros online…

Se as vantagens são muitas, as desvantagens, infelizmente, também são. Na Internet há muitos perigos escondidos ou camuflados:
- predadores sexuais e muitos outros tipos de criminosos;
cyberbullying, isto é, as pessoas podem ser vítimas de bullying online e, muitas vezes, de forma anónima, não conseguem identificar e responsabilizar o autor;
- dependência, as pessoas ficam demasiado dependentes da Internet, ficam viciadas e acabam por não conviver com os outros, privilegiam  os amigos virtuais aos amigos reais ou ao convívio com a família, não saem do quarto, não se alimentam nem dormem de modo correto.

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação revolucionaram o Mundo e  a nossa vida. Sabemos, no entanto, que associados a elas vieram muitos perigos e riscos. É necessário que as pessoas tenham cuidado quando navegam na Internet, por isso, nunca devem facultar as suas palavras-chaves nem os seus dados pessoais a terceiros. Assim, devem informar-se e tomar todo o género de precauções. Se soubermos navegar de forma segura na Internet, os perigos minimizam-se e podemos desfrutar de todas as vantagens das novas tecnologias.
Estamos em 2014, início do século XXI, há uma vasta gama de tecnologias, mas este “mundo” ainda é uma criança e, daqui a uns anos, temos a certeza, estará irreconhecível com as tecnologias em constante evolução. Será que isso é bom? Não sabemos, mas gostávamos de estar cá para ver!

Andreia Rainho - Beatriz Ribeiro - Pedro Ferreira | 8.º H


0 Response to "As Novas Tecnologias e a Polémica..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger