Escolhas… Ensino Regular ou Profissional?

O ano letivo de 2013/2014 está a terminar. Os alunos do 9.º ano terão que optar por uma área do Ensino regular ou ensino profissional.
Se gostas mais de um ensino e de uma aprendizagem práticos, pensa na hipótese de um curso profissional. Informa-te sobre a oferta que a nossa Escola disponibiliza.
Para mostrar as vantagens deste tipo de ensino e combater “certos” preconceitos que por aí andam, por vezes em cabeças que se dizem “arejadas”, aqui fica o testemunho dos alunos da turma do 10.º TEAC (Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores) desta Escola.

Existe, na nossa sociedade, o preconceito de que os cursos profissionais são para alunos com fracos resultados escolares. Cursos direcionados para alunos que não gostam de estudar, não sabem nada e, dessa forma, ao frequentar estes cursos, é-lhes dada uma oportunidade fácil de obter o 12.º ano.
Sim, realmente estes cursos são mais acessíveis e, talvez, menos exigentes, a nível teórico, que o ensino regular, pela sua vertente mais prática. Nós não precisamos de estudar cem ou mais páginas para cada teste de avaliação, porque o curso que frequentamos não tem tanta teoria, há disciplinas mais práticas.
Em cada disciplina, a matéria lecionada é dividida por módulos e, no final de cada módulo, somos avaliados. Se não obtivermos resultados satisfatórios, temos acesso ao exame de recuperação. Não somos avaliados por períodos e com dois testes de avaliação por cada um deles, o que facilita a aprendizagem.
Outra diferença entre o ensino profissional e o regular é que os professores recorrem a estratégias diferentes das utilizadas no Ensino Regular. São raros os que nos marcam TPC, pois a nossa carga horária é bastante preenchida. Também nos dão mais oportunidades para obtermos resultados positivos, tudo o que fazemos e desenvolvemos é em contexto de sala de aula, muitas vezes em trabalhos de pares ou de grupo, o que é contabilizado na nossa avaliação. As aulas são menos cansativas, pois são mais práticas. Mas atenção...as nossas aulas "não é só brincadeira", trabalhamos a sério, pois temos um programa a cumprir!

Optámos pelo curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, não pelas "facilidades", mas porque é uma área que nos agrada e nos fornece dupla certificação, isto é, dá-nos equivalência ao 12.º ano e qualificação profissional, pois frequentamos um estágio garantido que nos permite a inserção no mercado do trabalho nacional e/ou estrangeiro. Para além destas vantagens, também podemos prosseguir estudos e frequentar o ensino universitário. Mas com o 12.º ano podemos arranjar trabalho, começar a ganhar mais experiência e, claro, os primeiros trocos! 

10.º ano | TEAC






1 Response to "Escolhas… Ensino Regular ou Profissional?"

  1. Unknown says:

    isto vai-me safar numa argumentação a este tema , thanks !!! já agora sou TEAC15 já vou para o 12º continua estou em Lisboa já agora

Enviar um comentário

Powered by Blogger