As Novas Tecnologias na Sociedade Atual - vantagens e limites...

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação são um bem essencial à sociedade em que vivemos e fazem parte do nosso quotidiano, sendo cada vez em maior número e mais avançadas.
Os seus benefícios são bem maiores do que os inconvenientes que possam conter. Podemos comunicar com os amigos e familiares distantes de forma rápida e gratuita, ler livros, ouvir rádio, ver televisão e, ainda, sem sair de casa, ir ao Banco, às Finanças, à Segurança Social e até à Escola… Basta um simples premir de tecla! Tudo se tornou mais fácil e rápido… A Internet é um portal através do qual podemos aceder a jogos e a redes sociais, podemos comunicar, em tempo real, com os nossos amigos e familiares e conhecer novas pessoas.
Na atualidade, é impensável, em qualquer empresa, não haver vários computadores e pessoas com conhecimentos informáticos. A tecnologia da informação e comunicação é um “mundo” em constante evolução cuja finalidade será sempre instruir, cultivar, entreter, ligar e ajudar as pessoas.
Todavia, existem aspetos menos bons: perdemos muita da nossa privacidade; podemos ser vítimas de uma grande variedade de crimes informáticos; desperdiçamos muito tempo no mundo virtual e convivemos pouco com a família e amigos reais. Desta forma, perdemos qualidade de vida pelo facto de passarmos horas e horas diante de um monitor; aumentamos as hipóteses de ter obesidade e outras doenças  que resultam da falta de exercício físico; deixamos de ler livros e de procurar a informação nos mesmos, porque se torna mais fácil ir à Internet; elaboramos alguns trabalhos escolares recorrendo ao “copy-paste” diminuindo, assim, quer  as nossas capacidades mentais, quer a nossa criatividade. As próprias mensagens digitais pioram a nossa expressão escrita.
Para nós, é muito difícil imaginar a vida antes destas inovações tecnológicas. Perguntamos aos nossos avós como era a vida sem computador, sem telemóvel, sem Internet e custa a acreditar nas respostas que eles nos dão. Parece que foi noutro planeta e há muitos séculos! Como foi possível viver sem eles?!!! Concluímos, então, que as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação têm inúmeras vantagens, os aspetos positivos ultrapassam largamente os aspetos negativos e, sem o “mundo” da tecnologia, as nossas vidas seriam mais difíceis e tristonhas. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação são um bem essencial e indispensável na nossa sociedade, mas temos que saber dosear a sua utilização e fazê-lo de modo esclarecido, estando alerta contra todos os perigos e suas consequências.
Este trabalho foi realizado nas aulas de Português com a orientação da nossa professora, Sílvia Pinto.
Que a música não seja um obstáculo à comunicação com os outros. Prefere as pessoas aos phones!

Mais interessante que jogar na PSP, computador...é participar num jogo com os teus amigos. Além disso, faz muito melhor à saúde!

Inês Lopes - José Diogo da Silva - Luísa Pereira Coelho | 7.º E
Ilustrações | Bárbara Taveira | 11.º C



0 Response to "As Novas Tecnologias na Sociedade Atual - vantagens e limites..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger