Conhece a Frugalidade?


Europa do Norte versus Europa do Sul      

Há uma diferença de mentalidade muito grande entre a Europa do Norte e a Europa do Sul, na gestão de dinheiros, públicos e privados. Esta evidência é consensual, a polémica deriva destas perspetivas antagónicas e difíceis de conciliar.
Na Europa do Norte, com a Alemanha à cabeça, abomina-se a inflação e os excessos de despesa, o despesismo. Uma das explicações para este modo de pensar está na moral protestante, que dignificou as atividades mais ligadas ao dinheiro (comércio e banca), mas condenou o esbanjamento e o luxo e “obrigou” as pessoas a uma vida de frugalidade: viver apenas com o que é essencial. A outra explicação é o trauma indelével que a hiperinflação vivida depois da I Guerra Mundial deixou neste país. Num ano, os preços aumentaram 60 milhões de vezes.
Nos países do Sul, há outra forma de olhar para o dinheiro, o défice e as dívidas. Há políticos a dizer: Qual é o mal de existir défice? ou As dívidas são para gerir, para ir pagando! Estas posturas divergentes têm provocado mal-estar e desconfianças mútuas. Os países da Europa do Sul, mergulhados na crise atual, tendem a culpar os países do Norte da Europa pelos sacrifícios a que estão sujeitos.
Seria bom que todos refletissem sobre a visão dos outros. Seria enriquecedor e poderia, talvez, evitar a repetição de situações difíceis como a que vivemos.
Na Alemanha ensina-se às crianças, desde os primeiros anos de escola, educação financeira, aliada à educação alimentar. É obrigatório levar o lanche de casa e este não pode incluir doces. O almoço é servido na cantina da escola, mas há dois dias na semana que é só sopa, nos outros é um prato de carne ou peixe.
Em contraste, em Portugal, era escandaloso o desperdício de comida nas cantinas, havia crianças que entregavam o tabuleiro com a comida quase intacta.
Há, nos últimos tempos, uma gestão mais eficiente dos consumos e a Direção da nossa Escola está a desenvolver uma campanha eficaz no combate ao desperdício. Os encarregados de educação e diretores de turma dos alunos que tiram a senha de almoço e depois não vão almoçar são alertados para o facto e são apuradas as causas que conduziram a essa situação. Estamos a aprender.

Pesquisa de Mário Travassos | 7.º A


Ilustração | Ana Nobre | 8.º B


0 Response to "Conhece a Frugalidade?"

Enviar um comentário

Powered by Blogger