O que são barragens e para que servem?

A barragem de Bagaúste situa-se na bacia hidrográfica do Douro, entre as margens dos concelhos de Lamego e Peso da Régua. Para melhor conhecer a produção de eletricidade e o funcionamento de uma central hidroelétrica, os alunos do 11.º D, acompanhados pelas professoras de Biologia e Geologia e Física e Química, Teresa Monteiro e Fátima Coelho, visitaram esta barragem, no dia 14 de fevereiro. A visita foi orientada por um funcionário que mostrou grande disponibilidade para explicar o processo de produção de energia e esclarecer  as dúvidas dos alunos.
No espaço onde tudo é monitorizado, o guia contextualizou a construção desta barragem, em 1972, que faz parte do grupo de 13 barragens existentes no rio Douro. Produz energia hidroelétrica, controla o caudal do rio e, eventualmente, abastece de água as populações. Tem três grupos disponíveis para a produção de energia, que estão sempre prontos a trabalhar. No dia da visita estavam os três grupos a funcionar, mas não com a potência máxima. Cada um destes grupos é reparado, obrigatoriamente, de 4 em 4 anos.
A acumulação de sedimentos, que é impossível impedir, é o lado menos positivo das centrais hidroelétricas, mas para minimizar o impacto nos ecossistemas, a barragem é obrigada a manter um caudal ecológico, o qual corresponde ao caudal mínimo necessário para a preservação dos ecossistemas aquáticos.
Em período de cheias, é necessário descarregar a água a montante e, por isso, a produção de energia é menor nessas alturas. Caso haja falha na eletricidade, a barragem tem as suas próprias fontes, o seu funcionamento não é interrompido. A visita ao interior permitiu, ainda, uma passagem rápida pela zona da turbina e das galerias da barragem, constituídas, maioritariamente, por xisto. No exterior, adquire-se outra perspetiva e perceção da barragem e do seu funcionamento. A paisagem é espetacular.
Houve tempo para, na viagem de regresso, visitar uma exposição fotográfica, bastante interessante, no Museu do Douro, no Peso da Régua.
Esta visita de estudo foi muito profícua, na medida em que proporcionou um melhor entendimento do funcionamento das barragens e da sua utilidade.



Ana Beatriz Jorge | Ana Catarina Lameirão | 11.º  D


0 Response to "O que são barragens e para que servem?"

Enviar um comentário

Powered by Blogger