Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar - PRESSE



Neste ano letivo, a nossa Escola aderiu ao PRESSE, programa criado pela Administração Regional de Saúde do Norte para orientar a Educação Sexual em Saúde Escolar dando assim cumprimento à Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto, que veio estabelecer o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar. Esta, no seu artigo 6.º estabelece: “… a educação sexual é objeto de inclusão obrigatória nos projetos educativos dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas ...” e na alínea 1 do artigo 9.º “... a educação para a saúde e a educação sexual devem ter o acompanhamento dos profissionais de saúde das unidades de saúde ...”.
As vantagens de aderir ao PRESSE são:
- Acesso a formação em sexualidade humana, educação sexual e metodologias pedagógicas; disponibilização de recursos pedagógicos (guiões de formação de professores, cadernos de atividades para alunos, jogos pedagógicos, entre outros) que facilitam a aplicação dos conteúdos curriculares em educação sexual previstos para os vários níveis de ensino; acesso a iniciativas de complemento curricular que contribuem para a dinamização da educação sexual nas escolas tais como: teatro-debate, concursos, comemoração de dias temáticos, exposições, entre outras; apoio para a implementação de Gabinetes de Informação e Apoio (GIA) no âmbito da educação para a saúde e educação sexual; apoio para a formação em Educação Sexual de Encarregados de Educação e de Assistentes Operacionais; acesso a estratégias e metodologias de monitorização e avaliação do Programa de Educação Sexual.
Este Projeto obriga a uma articulação direta com a equipa de saúde escolar local. A Professora-coordenadora do Programa de Educação para a Saúde, da Escola, teve, nos meses de junho e julho, 35 horas de formação em Sexualidade e Educação Sexual, dadas pelo gt-PRESSE. Ao longo do ano letivo, a enfermeira Vanessa Monteiro orientou uma ação de formação de 25 horas, a 15 professores. Durante a interrupção letiva da Páscoa, nos dias 8 e 9 de abril, um grupo de 21 alunos voluntários do 10.º F e alguns de outras turmas do 10.º ano, tiveram 12 horas de formação ministradas pela Equipa de Saúde Escolar (enfermeiros Carlos Alves e Vanessa Monteiro), para integrarem o GAA. No dia 27 de maio, a mesma equipa, o Diretor e a Psicóloga da Escola e o professor Octávio Gonçalves, dinamizaram um debate com os alunos do 10.º E  e 12.º C, iniciativa da Web Rádio TV S. Pedro.



Paula Esgalhado - Coordenadora do PPES e do PRESSE


0 Response to "Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar - PRESSE"

Enviar um comentário

Powered by Blogger