Gosto pela Leitura...

Ilustração | Inês Catalão (inspirada por Miró) | 8.º H
Como aprendemos a gostar de livros e de ler? É ou não legítimo que pais e professores obriguem os alunos a ler? A obrigação “mata” o gosto pela leitura?

A Pedagogia está repleta de temas polémicos e a aquisição do gosto pela leitura também consta da lista. É certo que a leitura deve ser incentivada desde o início da vida. Ler e contar histórias às crianças contribui para formar futuros leitores. No entanto, há crianças que mesmo estimuladas não são atraídas pelos livros, pelas palavras. Devem os pais impor regras de leitura? Estabelecer um calendário e um horário para esta atividade? Devem recompensar os filhos por cada livro lido? Argumentam uns, entusiastas de uma educação mais diretiva:

- Sim, os pais também obrigam os filhos a comer, a dormir, a tomar banho… e eles desenvolvem esses gostos. Há crianças que foram obrigadas a ler e tornaram-se grandes leitores.
Outros, defensores de pedagogias mais liberais, contrapõem:
 - Obrigar uma criança a ler é o caminho mais certo para que ela deteste os livros e a leitura. Devem ser elas a procurar, não deve ser imposto.

Nestes casos, é sempre bom ouvir os outros e refletir sobre o que têm para dizer.

Os meus pais decidiram que nas férias, todos os dias, tinha que fazer um ditado, uma cópia e ler. Adquiri o gosto e o hábito da leitura.
Carolina Veloso | 8.º A

Nas férias, sempre tive que ler, de manhã e ao fim do dia. Gosto de ler.
Inês Alves | 8.º A

Fui habituada, desde o primeiro ciclo, a dedicar parte dos dias de férias a atividades relacionadas com a Escola, entre elas a leitura e a escrita. Adoro ler e escrever!
Mafalda Dinis | 8.º A





0 Response to "Gosto pela Leitura..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger