Ensinar com as Redes Sociais - Professora Olga Carvalho

  Olga Cristina Carvalho
Professora de Biologia e Geologia e Ciências Naturais
No início do ano lectivo forneço o meu correio electrónico aos alunos, indago-os quanto à utilização do Youtube, Twitter, Facebook e disponibilizo-me para que estabeleçamos interacções através dessas redes. Considero que estas ferramentas permitem uma participação mais activa de todos no processo de ensino/aprendizagem e alerto os alunos para as potencialidades que daí podem decorrer: construir portefólios virtuais dentro dos seus perfis; escrever notas sobre o que aprendem; ajudar à reflexão e revisão das aprendizagens; criar blogues; apresentar trabalhos com a utilização das aplicações que estas ferramentas proporcionam (vídeo, diapositivos, blogue); estudar em grupo; trocar conhecimentos; praticar uma aprendizagem colaborativa; partilhar músicas e/ou imagens; esclarecer dúvidas e ter da minha parte o respectivo feedback...
Confesso que, muitas vezes, os alunos têm mais facilidade com a tecnologia do que eu, mas isso não tem atrapalhado a relação professora-aluno, pois ao organizar a dinâmica, na sala de aula, conto com esta diferença de experiência e uso os conhecimentos dos alunos, peço ajuda quando preciso, é uma atitude que contribui para fortalecer a relação pedagógica e uma participação mais motivada e produtiva.
As redes sociais possibilitam-me diagnosticar, mais rapidamente, o domínio de algumas capacidades, por exemplo, para elaboração de textos, pesquisas, dar opinião ou debater temas, muitas vezes são difíceis de conhecer na sala de aula.
Alguns, mais entusiastas, defendem que o uso das redes sociais pode funcionar como catalisador da reinvenção da escola. Não partilho dessa ideia! Nenhuma estratégia, actividade ou recurso, por si só, muda a escola. O que muda a escola é o professor e não acredito que o simples facto de ele se integrar numa rede social mude alguma coisa. Pelo contrário, considero que é preciso entender que a educação hoje tem outro significado - o professor não é a única fonte de informação que o aluno tem. Ao professor compete-lhe criar estratégias para que o aluno aprenda, na escola, com a internet, com os livros...
A vantagem maior no uso das redes sociais será que as escolas, os professores e os alunos conversem entre si e troquem experiências.
Uma análise sumária permite verificar que o maior número de ocorrências associadas à utilização das redes sociais se distribui pelos quadrantes FORÇAS e OPORTUNIDADES, ou seja, os factores favoráveis a um desempenho com elevados níveis de proficiência são em maior número que os obstáculos. O ambiente é favorável, o resto depende de mim…

0 Response to "Ensinar com as Redes Sociais - Professora Olga Carvalho"

Enviar um comentário

Powered by Blogger