Vi, Gostei e Recomendo - Acusados...
O filme Acusados conta uma história de violação coletiva, nos anos 80 do século XX, num bar, nos EUA. Sarah Tobias é uma rapariga de aspeto frágil, vestida de modo provocante e, algo embriagada, que começa a dançar de forma sensual e apelativa num bar. Um dos homens presentes aproxima-se e, quase sem ela se aperceber, empurra-a para cima da mesa de paintball e viola-a perante uma assistência masculina que incentiva e aplaude o crime. Outros se seguem.
Durante o julgamento, a credibilidade e estatuto de vítima são postos em causa. O modo como estava vestida, a sua condição social e o estar alcoolizada num bar rodeada de homens, foram argumentos usados pela defesa para conseguir a absolvição dos violadores.
O filme levanta questões pertinentes sobre o modo como a justiça lidava/lida com os crimes sexuais. O processo judicial é longo e doloroso para a vítima e, no final, os criminosos não são punidos. Ao sofrimento físico e humilhante junta-se uma fria e sarcástica incompreensão e injustiça dos que administram a lei. Uma mulher não se pode vestir de forma mais ousada? Está a incentivar os atos de assédio sexual ou de violação? Quando uma mulher diz Não é Não que quer dizer. Ponto final! Não digam que disse Não, mas queria dizer Sim.
O tema do filme foi debatido na turma e, surpresa, surpresa, não foram os rapazes que manifestaram posições mais controversas. É necessário educar, homens e mulheres. É (pre)conceito os homens pensarem que as mulheres se vestem de modo sensual para os provocar. As pessoas vestem-se, em primeiro lugar, para agradarem a elas mesmas!
Alunos de Filosofia A do 12.º E
0 Response to "Vi, Gostei e Recomendo - Acusados..."
Enviar um comentário