Geologia na cidade de Vila Real

   A 6 de outubro do presente ano, alunos da Escola Secundária de São Pedro, em Vila Real, realizaram uma aula de campo, visitando locais bem conhecidos da cidade como a Igreja do Bom Jesus do Calvário, o Jardim da Carreira, o Largo de São Pedro e o leito do Rio Corgo.


Fig.1- Granitos de origem e constituição diferentes observados na Igreja do Bom Jesus do Calvário

A primeira paragem teve lugar na Igreja do Bom Jesus do Calvário, na área de maior altitude da cidade. Aí, os alunos puderam distinguir os diferentes tipos de granito utilizados na construção deste monumento, em regra pela sua cor mais avermelhada ou esbranquiçada, indicação de uma abundância ou escassez de minerais, tais como a biotite, o feldspato e o quartzo. Seguiu-se uma passagem pela Rampa do Calvário e pelo Jardim da Carreira onde os alunos tiveram a oportunidade de observar os seus portões, fontes e escadarias construídos em granito e o muro adjacente ao Monte do Calvário, constituído por algumas pedras retiradas da antiga muralha da cidade da Vila Velha.


Fig.2- Afloramento rochoso e diaclase observados a partir da Rampa do Calvário

Os estudantes prosseguiram, depois, para o Centro de Ciência Viva e para o leito do Rio Corgo, que se encaixa numa das maiores falhas geológicas do país, a falha Penacova- Régua-Verin, afetando a paisagem da cidade de Vila Real. Nesta zona de menor altitude, predominam as rochas metamórficas, como o xisto, e os terrenos tem grande aptidão agrícola. Visitaram também o Largo de São Pedro, um local que apresenta um conjunto de edifícios de grande beleza artística onde se pode ver a aplicação do granito. Destacam-se a Igreja de São Pedro e o Centro Cultural Regional de Vila Real.

A aula de campo terminou na Escola Secundária de São Pedro, com uma visita ao icónico símbolo da escola, a estátua “A Menina a Ler”.


Fig.3- Pedras observadas no muro adjacente ao Monte do Calvário


Fig.4- Igreja de São Pedro



Vila Real é um centro urbano integrado num marco geológico e tectónico de grande valor patrimonial, onde predominam rochas magmáticas, entre elas o granito, utilizado em construções e estatuária por toda a cidade. Também afloram rochas metamórficas como o xisto, com maior relevância nas margens baixas dos rios. Esta aula permitiu assim aos alunos descobrir um pouco mais da história geológica, e da origem da paisagem.

 



Fig.5- Estátua “A Menina a Ler” 


Trabalho Realizado por:

Manuel Fernandes

Rafaela Ferreira

Lúcia Teixeira

Leonor Peixoto



O Broas

0 Response to "Geologia na cidade de Vila Real"

Enviar um comentário

Powered by Blogger