Evolução da Escrita - Suportes da Escrita
A escrita é uma das mais maravilhosas aventuras da Humanidade. Ela é tão importante que separa a Pré-História (civilizações sem escrita) da História (civilizações com escrita). Os que a dominavam sempre tiveram mais poder do que os que a ela não tinham acesso.
Maria João Fernandes | 9.º A
|
Durante séculos existiu apenas a escrita à mão, o manuscrito, mas a invenção da imprensa por Gutemberg, no século XV, revolucionou este modo de comunicação. Outras invenções importantes, na evolução da escrita, foram o aparecimento da máquina de escrever e, depois, o computador, que oferece um número infindável de tipos de escrita.
Cada vez se escreve menos à mão, já ninguém estuda caligrafia que ensinava diferentes tipos de escrita: carolina ou carolíngia, gótica, cursiva… já não se fazem livros manuscritos como fizeram os homens de séculos anteriores, que produziram maravilhosas obras de arte.
Os suportes da escrita mudaram: as plaquinhas de barro dos Sumérios, o papiro dos Egípcios, o pergaminho dos monges copistas da Idade Média, o papel… Os instrumentos começam com os pincéis da Pré-História, a cunha dos Sumérios, a pena de pato, os aparos, a esferográfica e o teclado da máquina de escrever e do computador.
A escrita como tema e objeto de obra de arte permanece, embora com novas dimensões. Os professores, que todos os dias lidam com a escrita de muitos alunos, podem apreciar diferentes formas de desenhar as letras e comprovam que há caligrafias que são de uma beleza incrível, perfeitas, outras são arte mais vanguardista, talvez.
0 Response to "Evolução da Escrita - Suportes da Escrita "
Enviar um comentário