O impacto da DESINFORMAÇÃO na democracia - Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário
A Escola São Pedro de Vila Real teve a honra de ser representada pelos seus alunos Francisco Pinto (12.º A) e João Diogo Machado (10.º B) na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens deste ano, cujo tema foi “Fake News: o impacto da desinformação na democracia”. Os alunos, acompanhados pelo professor Pedro Areias e pela jornalista Amélia Vasconcelos (12.º F) estiveram presentes na Assembleia da República, em Lisboa, nos dias 30 e 31 de maio, integrando o Círculo Eleitoral de Vila Real.
O 1.º dia começou com um pequeno lanche e uma breve explicação acerca do modo como iriam ser organizadas as tarefas a realizar ao longo dos dois dias. Iniciaram-se os trabalhos, agrupando os círculos eleitorais em 4 comissões, para que os deputados pudessem debater, com perguntas, pedidos de esclarecimento e críticas, os vários projetos de recomendação.
O Círculo Eleitoral de Vila Real ficou na 2.ª comissão, juntamente com os Açores, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra e Leiria. O projeto eleito para servir como projeto-base foi o do Círculo Eleitoral de Braga. Nas outras comissões foram eleitos os projetos de recomendação de Beja, de Viana do Castelo e de Castelo Branco.
No fim da tarde, ocorreu um momento cultural, na Sala do Senado, contando com a presença da “Lisbon Film Orchestra”, que tocou vários temas musicais de filmes da Disney, como “Can you feel the love tonight” que os membros mais desinibidos da plateia, e que sabiam a letra, foram encorajados a cantar juntamente com a Patrícia Duarte e o David Ripado.
Na terça-feira, por volta das 10:00 da manhã, o Presidente da Assembleia da República, Professor Doutor Augusto Santos Silva, discursou na abertura solene do Plenário, seguindo-se a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, deputado Alexandre Quintanilha. Seguiu-se o momento de perguntas e respostas aos deputados dos vários partidos com assento na AR e, em seguida, começou o debate para a redação final da proposta de recomendação à Assembleia da República (https://canal.parlamento.pt/?cid=5944&title=parlamento-dos-jovens-edicao-do-ensino-secundario-reuniao-plenaria).
Os jornalistas tiveram direito a uma Conferência de Imprensa, oportunidade para fazer perguntas ao ex-presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e atual deputado independente eleito pelo PS, Alexandre Quintanilha, que, durante cerca de uma hora, respondeu ao máximo de questões, de forma clara, para que todos pudessem entender. Os assuntos abordados foram muito diversos: clima, inovação tecnológica, política e reformas no ensino. Em vários momentos, o deputado usou exemplos da sua vida pessoal para demonstrar aos jornalistas, alunos do secundário, que, ainda que tenham de levar a escola a sério, os exames e o percurso de ensino superior que escolherem, nos próximos anos, não impedem que, mais tarde, mudem a área de estudos e trabalho.
A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens foi encerrada pelo deputado Eduardo Alves, Coordenador do grupo de trabalho Comissão de Educação e Ciência, por breves discursos de despedida dos porta-vozes e por um coro de 132 deputados, 63 jornalistas, vários professores e outros membros presentes, que se juntaram para cantar “A Portuguesa”.