O impacto da DESINFORMAÇÃO na democracia - Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário




https://jovens.parlamento.pt/Paginas/default.aspx

A Escola São Pedro de Vila Real teve a honra de ser representada pelos seus alunos Francisco Pinto (12.º A) e João Diogo Machado (10.º B) na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens deste ano, cujo tema foi “Fake News: o impacto da desinformação na democracia”. Os alunos, acompanhados pelo professor Pedro Areias e pela jornalista Amélia Vasconcelos (12.º F) estiveram presentes na Assembleia da República, em Lisboa, nos dias 30 e 31 de maio, integrando o Círculo Eleitoral de Vila Real. 

O 1.º dia começou com um pequeno lanche e uma breve explicação acerca do modo como iriam ser organizadas as tarefas a realizar ao longo dos dois dias. Iniciaram-se os trabalhos, agrupando os círculos eleitorais em 4 comissões, para que os deputados pudessem debater, com perguntas, pedidos de esclarecimento e críticas, os vários projetos de recomendação. 

O Círculo Eleitoral de Vila Real ficou na 2.ª comissão, juntamente com os Açores, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra e Leiria. O projeto eleito para servir como projeto-base foi o do Círculo Eleitoral de Braga. Nas outras comissões foram eleitos os projetos de recomendação de Beja, de Viana do Castelo e de Castelo Branco. 

No fim da tarde, ocorreu um momento cultural, na Sala do Senado, contando com a presença da “Lisbon Film Orchestra”, que tocou vários temas musicais de filmes da Disney, como “Can you feel the love tonight” que os membros mais desinibidos da plateia, e que sabiam a letra, foram encorajados a cantar juntamente com a Patrícia Duarte e o David Ripado. 

Na terça-feira, por volta das 10:00 da manhã, o Presidente da Assembleia da República, Professor Doutor Augusto Santos Silva, discursou na abertura solene do Plenário, seguindo-se a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, deputado Alexandre Quintanilha. Seguiu-se o momento de perguntas e respostas aos deputados dos vários partidos com assento na AR e, em seguida, começou o debate para a redação final da proposta de recomendação à Assembleia da República (https://canal.parlamento.pt/?cid=5944&title=parlamento-dos-jovens-edicao-do-ensino-secundario-reuniao-plenaria).


Os jornalistas tiveram direito a uma Conferência de Imprensa, oportunidade para fazer perguntas ao ex-presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e atual deputado independente eleito pelo PS, Alexandre Quintanilha, que, durante cerca de uma hora, respondeu ao máximo de questões, de forma clara, para que todos pudessem entender. Os assuntos abordados foram muito diversos: clima, inovação tecnológica, política e reformas no ensino. Em vários momentos, o deputado usou exemplos da sua vida pessoal para demonstrar aos jornalistas, alunos do secundário, que, ainda que tenham de levar a escola a sério, os exames e o percurso de ensino superior que escolherem, nos próximos anos, não impedem que, mais tarde, mudem a área de estudos e trabalho. 

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens foi encerrada pelo deputado Eduardo Alves, Coordenador do grupo de trabalho Comissão de Educação e Ciência, por breves discursos de despedida dos porta-vozes e por um coro de 132 deputados, 63 jornalistas, vários professores e outros membros presentes, que se juntaram para cantar “A Portuguesa”.

Foto: Amélia Vasconcelos




Jornalista | Amélia Vasconcelos | 12.º F

O Broas

O impacto da DESINFORMAÇÃO na democracia - Parlamento dos Jovens - Ensino Básico


https://jovens.parlamento.pt/Paginas/default.aspx


O dia 14 de março de 2022 foi diferente e ficará na minha memória. Nesse dia, decorreu a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, do Ensino Básico, na qual participei como deputada. A aluna que exerceu as funções de Presidente da Mesa explicou o processo que ia ser seguido. Após os breves discursos que as altas individualidades proferiram, as escolas colocaram questões, alusivas ao tema, à deputada da Assembleia da República, Mariana Silva. Seguiram-se a apresentação dos projetos de recomendação; o debate na generalidade; a votação do projeto para representar o Círculo Eleitoral de Vila Real, na Sessão Nacional; o debate na especialidade e a votação das escolas que iam à Sessão Nacional. Foi um dia cheio de gente, ideias e experiências novas. Todos desenvolvemos o sentido crítico e demos um passo importante na nossa formação política e democrática. O trabalhar com alunos de outras escolas foi agradável e estimulante! 

Diana Calhelha | 7.º F 

Eu gostei desta nova experiência na qual exerci as funções de deputada. Através dela, conheci, trabalhei e convivi com os deputados das outras escolas,o que foi muito interessante. Não tinha uma ideia precisa de como ia decorrer a Sessão Distrital, mas foi muito instrutiva e enriquecedora. No próximo ano, eu quero voltar a candidatar-me e será diferente, pois já conheço muito melhor o projeto Parlamento dos Jovens. O grande objetivo será chegar mais longe, ir à Sessão Nacional, na Assembleia da República. 

Luana Cabral | 7.º D 

Quando me sentei no meu lugar, no Auditório do IPDJ, senti-me ansioso e com algum receio por ter de falar a um grande grupo, do qual conhecia apenas três pessoas. Falar de pé, estando todos os outros sentados, empunhando um microfone para o qual devemos direcionar a voz não foi fácil, sobretudo no início. Aprender a ser deputado não é simples, no entanto, correu tudo bem. Fiz novos amigos e enriqueci a minha vida e o meu conhecimento político com esta experiência que espero repetir. Só foi pena não termos sido eleitos para ir à Sessão Nacional. 

Vasco Durão | 7.º F 

Nesta minha primeira participação no "Parlamento dos Jovens", aprendi muito sobre política. Fui eleito como deputado à Sessão Escolar e nela fui eleito como candidato à Mesa da Sessão Distrital. Na 1.ª reunião com os candidatos das outras escolas, fui eleito Secretário da Mesa da Sessão Distrital. Na 2.ª reunião, decorreu a preparação dos elementos da Mesa (Presidente, Vice-Presidente e Secretário) para a Sessão Distrital. Gostei de todo o processo, de ter convivido com colegas de outras escolas do distrito; da oportunidade de conhecer a deputada Mariana Silva, bem como de ver o funcionamento do órgão que exerce o poder legislativo em Portugal, a Assembleia da República. Espero, já no próximo ano, repetir a experiência! 

Marcos Sousa | 7.º D







O Broas
Powered by Blogger