O impacto da DESINFORMAÇÃO na democracia - Parlamento dos Jovens - Ensino Básico


https://jovens.parlamento.pt/Paginas/default.aspx


O dia 14 de março de 2022 foi diferente e ficará na minha memória. Nesse dia, decorreu a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, do Ensino Básico, na qual participei como deputada. A aluna que exerceu as funções de Presidente da Mesa explicou o processo que ia ser seguido. Após os breves discursos que as altas individualidades proferiram, as escolas colocaram questões, alusivas ao tema, à deputada da Assembleia da República, Mariana Silva. Seguiram-se a apresentação dos projetos de recomendação; o debate na generalidade; a votação do projeto para representar o Círculo Eleitoral de Vila Real, na Sessão Nacional; o debate na especialidade e a votação das escolas que iam à Sessão Nacional. Foi um dia cheio de gente, ideias e experiências novas. Todos desenvolvemos o sentido crítico e demos um passo importante na nossa formação política e democrática. O trabalhar com alunos de outras escolas foi agradável e estimulante! 

Diana Calhelha | 7.º F 

Eu gostei desta nova experiência na qual exerci as funções de deputada. Através dela, conheci, trabalhei e convivi com os deputados das outras escolas,o que foi muito interessante. Não tinha uma ideia precisa de como ia decorrer a Sessão Distrital, mas foi muito instrutiva e enriquecedora. No próximo ano, eu quero voltar a candidatar-me e será diferente, pois já conheço muito melhor o projeto Parlamento dos Jovens. O grande objetivo será chegar mais longe, ir à Sessão Nacional, na Assembleia da República. 

Luana Cabral | 7.º D 

Quando me sentei no meu lugar, no Auditório do IPDJ, senti-me ansioso e com algum receio por ter de falar a um grande grupo, do qual conhecia apenas três pessoas. Falar de pé, estando todos os outros sentados, empunhando um microfone para o qual devemos direcionar a voz não foi fácil, sobretudo no início. Aprender a ser deputado não é simples, no entanto, correu tudo bem. Fiz novos amigos e enriqueci a minha vida e o meu conhecimento político com esta experiência que espero repetir. Só foi pena não termos sido eleitos para ir à Sessão Nacional. 

Vasco Durão | 7.º F 

Nesta minha primeira participação no "Parlamento dos Jovens", aprendi muito sobre política. Fui eleito como deputado à Sessão Escolar e nela fui eleito como candidato à Mesa da Sessão Distrital. Na 1.ª reunião com os candidatos das outras escolas, fui eleito Secretário da Mesa da Sessão Distrital. Na 2.ª reunião, decorreu a preparação dos elementos da Mesa (Presidente, Vice-Presidente e Secretário) para a Sessão Distrital. Gostei de todo o processo, de ter convivido com colegas de outras escolas do distrito; da oportunidade de conhecer a deputada Mariana Silva, bem como de ver o funcionamento do órgão que exerce o poder legislativo em Portugal, a Assembleia da República. Espero, já no próximo ano, repetir a experiência! 

Marcos Sousa | 7.º D







O Broas

0 Response to "O impacto da DESINFORMAÇÃO na democracia - Parlamento dos Jovens - Ensino Básico"

Enviar um comentário

Powered by Blogger