Nascimento e Evolução da Língua Portuguesa...
terça-feira, 3 de março de 2015
12:56
Etiquetas: As pessoas contam , Língua Portuguesa , Olhares e pareceres , Portugal e o Mundo
Etiquetas: As pessoas contam , Língua Portuguesa , Olhares e pareceres , Portugal e o Mundo
Eduarda Dinis - Inês Alves - Inês Matos | 12.º B
|
A Língua Portuguesa resulta de uma evolução orgânica do latim vulgar trazido por soldados e colonos romanos desde o final do século III a.C.. Esta língua que nos une tem, também, influências de outros idiomas de povos que por aqui passaram. No século V, após a queda do Império Romano e as invasões bárbaras, o Português desenvolveu-se como um dialeto românico, denominado galego-português, distinto de outras línguas românicas ibéricas. Aparece em documentos escritos desde o século IX e atingiu maturidade no século XIII, com as primeiras obras literárias. O Português divide-se em Português Antigo, que corresponde ao período trovadoresco, que se prolonga até à segunda metade do século XV e ao Português Moderno subdividido em Pré-clássico - Clássico e Contemporâneo.
Principais etapas da construção da Língua Portuguesa
218 a. C. - Chegada dos Romanos à Península Ibérica, no contexto da II Guerra Púnica que os opôs a Cartago. Roma vai impor aos povos conquistados a sua cultura e a sua língua - o Latim.
410 - Chegada dos Suevos à Península Ibérica e a sua fixação na Galécia.
411 - 711 - Chegada e fixação dos Visigodos na Lusitânia.
711 - 1249 - Conquista e fixação no território português (atual) dos Árabes.
1143 - Assinatura do tratado de Zamora que confere o título de rei a D. Afonso Henriques, no dia 5 de outubro deste ano.
1214 - Testamento de D. Afonso II marca o nascimento oficial da Língua Portuguesa, porque é o primeiro documento régio nela escrito.
1290 - O rei D. Dinis decreta que o Português seja a língua oficial do reino de Portugal, a língua que deve ser falada na corte.
1296 - O Português, por ordem de D. Dinis, foi adotado pela chancelaria régia e passou a ser usado na redação das leis e pelos notários.
1516 - É publicado o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, que é considerado o marco do fim do Português arcaico.
1536 - A normatização da língua foi iniciada com a criação da primeira gramática, a Grammatica da lingoagem portuguesa, do frade dominicano Fernão de Oliveira, em Lisboa.
1540 - João de Barros, funcionário da coroa e tesoureiro da Casa da Índia, publicou a Gramática da Língua Portuguesa para ajudar ao ensino da língua. É considerada a primeira obra didática ilustrada no mundo.
1576 - Duarte Nunes de Leão é o grande pioneiro no estudo da ortografia portuguesa ao escrever a obra Orthographia da lingoa portuguesa.
Séculos XV e XVI - A expansão da era dos descobrimentos teve como consequência que a Língua Portuguesa deixasse de decorrer exclusivamente em Portugal e passasse a abranger o Português Europeu e o Português Internacional.
1911 - Primeira Reforma Ortográfica realizada pela Primeira República Portuguesa.
1931 - 1945 - Acordos Ortográficos entre Portugal e o Brasil.
1990 - Tratado internacional com o objetivo de criar uma ortografia unificada, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, assinado por representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Pesquisa realizada pelos alunos do 8.º B
0 Response to "Nascimento e Evolução da Língua Portuguesa..."
Enviar um comentário