O Direito à Liberdade de Expressão e Opinião...
quarta-feira, 6 de maio de 2015
11:00
Etiquetas: Aprendizagem , As pessoas contam , Cidadania , Diferenças , Educação , li , Liberdade de expressão , Olhares e pareceres
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Nem todos têm de gostar das mesmas músicas, roupas, filmes, jogos, …
Se gostássemos todos do mesmo, a vida seria demasiado banal, sem originalidade. Seríamos apenas clones, meras imitações uns dos outros.
Não se deve criticar os outros por verem séries de amor, terror, ou coisas bizarras. Todos podem ter diferentes formas de ver o mundo.
Sei que se viveram tempos difíceis, antes do 25 de abril. As pessoas não podiam dizer o que pensavam, pois corriam o risco de serem presas. Hoje tenho direito a ter e expressar a minha opinião, mesmo que seja a incorreta.
A liberdade de opinião é um direito de todos os homens, mas o respeito pelas opiniões dos outros é um dever de todos.
No mundo atual há muitos incidentes provocados pela divergência de opiniões, políticas, sociais, económicas, culturais, religiosas, … Mas, se quem se expressa tiver respeito pela forma de vida e convicções dos outros, será fácil coexistir em paz.
Os Portugueses lutaram muito para ter direito à liberdade de expressão, mais um motivo para a usarmos corretamente.
As opiniões dos mais velhos podem por vezes aborrecer-te, mas, na realidade, eles tentam dar uma visão mais realista e madura do mundo, para te ajudarem. O objetivo não é destruir os teus sonhos ou mostrar que têm razão, é apenas ajudar-te.
A liberdade de opinião pode ser usada para criticar construtivamente.
Já muito foi feito, mas continuam a existir pessoas que não podem exprimir a sua opinião, como acontece nos regimes ditatoriais.
Alunos do 9.º A
Os jovens são adultos em aprendizagem. As suas opiniões devem ser escutadas e aceites por todos.
Os jovens ao crescerem vão formando a sua personalidade, definem os seus gostos, encontram os seus ideais, estabelecem os seus objetivos de vida, que nem sempre coincidem com os dos seus pais. A função destes é apoiar os filhos, mostrando-lhes o melhor caminho a seguir, mas dando liberdade suficiente para que eles possam tomar as suas decisões e arcar com as consequências dos seus atos.
Neste processo de aprendizagem, começamos a ficar mais conscientes do que é a vida, pode dar-se o contrário. Percebemos o que é certo e errado e acaba-se a inocência. Com tantas escolhas, os jovens procuram sempre a independência, a liberdade, às vezes de maneiras erradas, mas é assim que aprendemos. Começamos a perceber qual é o nosso papel na sociedade, a aperceber-nos das consequências dos nossos atos e a assumir a respetiva responsabilidade.
Alunos do 9.º G
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