Violência doméstica e no namoro: como garantir a IGUALDADE e o RESPEITO

Reportagem - Parlamento dos jovens - Ensino Secundário 

https://jovens.parlamento.pt/

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens decorreu no dia 25 de maio, com a ótima presença dos deputados/alunos Diana Filipa Pinto e Guilherme Pereira Teles, ambos do 11.º B, da Escola Secundária São Pedro de Vila Real. Apesar da sessão ter decorrido excecionalmente em regime virtual, devido à pandemia que atravessamos, os vários alunos representantes de cada distrito do país receberam esta iniciativa de uma forma muito enérgica e gratificante com vontade de defender o tema escolhido – “Violência doméstica e no namoro: como garantir a igualdade e o respeito”. 
Foto: Francisco Silva | 11.º B 
Momentos depois desta etapa, iniciou-se a primeira ronda onde os porta-vozes de cada círculo apresentaram as suas propostas argumentando, em forma de debate, as suas razões e apresentaram argumentos em defesa das suas ideias. Nesta ronda, o porta-voz do círculo de Vila Real, Guilherme Teles, interveio em defesa da proposta de Vila Real de forma responsável e assertiva. Terminada a primeira ronda, seguiu-se um momento de pausa para os 130 jovens deputados presentes na jornada poderem recuperar as energias após uma manhã de esforço e dedicação. 

Foto: Francisco Silva | 11.º B 
Pelo início da tarde, começou a segunda ronda, desta vez dando lugar aos porta-vozes para tentarem refutar outras medidas propostas por parte dos restantes círculos do país, apresentando evidências plausíveis para a eliminação das mesmas. Nesta segunda parte, três deputados representantes do círculo de Vila Real contrapuseram de forma coerente várias medidas de outros círculos, apresentando razões bastante plausíveis para a eliminação dessas medidas. 

Na última parte deste evento, teve lugar a votação para a eleição das melhores medidas apresentadas. As propostas ganhadoras vão poder ser levadas à discussão na Assembleia da República, podendo ou não ser aceites.

Infelizmente, depois da leitura dos resultados, os membros do círculo de Vila Real tiveram a notícia, por parte da porta-voz da mesa da Assembleia da República, que a medida apresentada por este círculo não passou por um número reduzido de votos. 

Pese embora o resultado não ter sido o mais esperado por Vila Real, é certo que foi uma sessão muito compensadora para todos os intervenientes, não só por dar a conhecer o processo legislativo do país, mas, acima de tudo, pela noção de responsabilidade cívica que pode ser vivenciada por estes jovens promissores, mesmo no contexto adverso que o país vive. 

Esperamos que, no ano de 2022, a Escola São Pedro de Vila Real continue a ser bem representada no Parlamento dos Jovens e, desta vez, na sede legislativa, ou seja, na Assembleia República! 

Francisco Maria Silva | 11.º B







O Broas

0 Response to "Violência doméstica e no namoro: como garantir a IGUALDADE e o RESPEITO"

Enviar um comentário

Powered by Blogger