O SARS-CoV-2 na minha vida... Mãe e Encarregada de Educação
Etiquetas: As pessoas contam , Cidadania , O mundo em que vivemos , Olhares e pareceres , Pandemia
Esta nova situação de confinamento trouxe-nos mudanças significativas na nossa vida familiar, sendo a mais relevante o facto de estarmos obrigados a manter-nos 24 horas por dia em casa. Este contexto gera impaciência e conflitos latentes, que seriam facilmente evitados se cada um pudesse sair e realizar fora de casa as tarefas, o seu trabalho.
Para completar esta realidade, vivemos num apartamento, em frente ao Parque Corgo, local para onde os meus dois filhos e até nós, pais, sentimos algum receio de ir e de usufruir do espaço. Assim, na grande maioria dos dias, ficamos contentes por poder ir até à varanda, ler, jogar às cartas, ou simplesmente observar a Natureza.
No que respeita às aulas em casa, a adaptação dos meus filhos, que estudam em escolas e anos letivos diferentes (6.º ano e 8.º ano), foi bastante natural e sem qualquer constrangimento. As aulas sobrepostas não são problema porque cada um possui o seu equipamento informático. Este contexto não provocou qualquer limitação ao nosso trabalho, dado que o pai trabalha sozinho num escritório e para lá tem continuado a ir e eu uso um dos equipamentos informáticos da casa, quando se encontra disponível.
Noto, no entanto, uma maior entreajuda e troca de opiniões entre os dois miúdos, no que respeita a trabalhos a realizar e até temas de algumas aulas. A minha intervenção nesse campo é apenas de observadora….
Verifiquei, por exemplo, que as aulas do Estudo em Casa, que eles visualizaram, diziam respeito a temas de anos anteriores, ou a matérias que eles não tinham abordado, o que os desmotivou a continuar a acompanhá-las.
No que respeita ao prolongamento das aulas até ao dia 26 de junho, julgo que acabará por se tornar necessária, tendo em conta que a carga horária, neste momento, parece-me ser bastante inferior à que tinham nas aulas presenciais. Assim, talvez seja necessário mais tempo para abordar toda a matéria que se pretendia lecionar.
0 Response to "O SARS-CoV-2 na minha vida... Mãe e Encarregada de Educação"
Enviar um comentário