Equipa Multidisciplinar Inovar para o Sucesso - EMIS
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Este ano letivo, a Escola Secundária São Pedro conta com uma nova equipa de intervenção, a Equipa Multidisciplinar Inovar para o Sucesso (EMIS). Este projeto, financiado pelo Norte 2020 e gerido pela Câmara Municipal de Vila Real, tem como objetivos primordiais a promoção do sucesso escolar e a redução do abandono escolar.
Para alcançá-los, a equipa engloba técnicos de variadas áreas que se propõem dar resposta às necessidades dos alunos e da Escola. A sua constituição é a seguinte: um Terapeuta da Fala - Dr. Pedro Cunha; uma Psicomotricista - Dra. Sofia Silva; uma Psicóloga - Dra. Dina Fonte; uma Assistente Social - Dra. Maria Pinheiro e uma Mediadora Social - Dra. Susana Santos.
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal (ASHA 2007). Para além disso, apresenta um papel ativo nas áreas da Alimentação (Ex.: Mastigação, Deglutição), da Voz, em patologias vocais que induzem alterações na qualidade vocal e no mecanismo de produção de voz; da articulação e na Motricidade Orofacial (MOF). Esta última ocupa-se do desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e das suas funções (Ex.: Fala, Mastigação, Deglutição, Respiração).
A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o ser humano, perspetivando-se como uma ação de finalidade pedagógica e psicológica com a intenção de melhorar o comportamento da criança com o seu corpo. Atua em diversas problemáticas, geralmente ligadas a problemas comportamentais, do desenvolvimento, maturação psicomotora, aprendizagem e de âmbito psicoafetivo. Destina-se a todas as faixas etárias e é indicada nas seguintes situações: crianças em fase de desenvolvimento; crianças com atrasos no desenvolvimento global; hiperatividade e défice de atenção; perturbação do espetro do autismo; crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais; perturbações comportamentais; dificuldades motoras; défices cognitivos; 3.ª idade e doenças neurológicas.
O Serviço Social é a área que promove o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social, o empowerment e a promoção da pessoa. A Assistente Social promove o bem-estar dos alunos, visando o sucesso escolar pleno e identificar e colmatar as necessidades dos alunos e das suas famílias numa visão holística. Atua em situações de vulnerabilidade sociofamiliar, suscetíveis de comprometer o bem-estar do aluno e o seu desenvolvimento e desempenho escolar. No contexto escola, atua em situações de conflito (situações de indisciplina, bullying...) e providencia serviços de mediação de caso, articula com os recursos existentes na comunidade e outros profissionais.
A Psicologia da Educação tem como intuito o desenvolvimento das capacidades e competências dos alunos e de facilitar a sua aprendizagem através da implementação de estratégias. O seu papel alarga-se à área comportamental, com a prevenção da violência e comportamentos de risco, bem como na redução de problemas psico-educativos.
A Mediadora Social intervém, em parceria com os Serviços, em questões relacionadas com a Educação, no sentido de garantir a proteção da criança, uma igualdade de oportunidades e o direito à participação. Esta técnica faz uso das suas competências para coordenar a equipa da EMIS.
Este ano, a Escola Secundária São Pedro dispõe destes profissionais, qualificados e com experiência, que detêm o know how na avaliação e intervenção das problemáticas acima indicadas. As crianças que estejam a apresentar dificuldades podem ser encaminhadas em qualquer momento do ano, com a devida sinalização dos Professores ou Encarregados de Educação.
No entanto, um dos principais ideais da EMIS é oferecer uma resposta holística que possa abranger toda a população da escola São Pedro. Com o intuito de promover o sucesso escolar e reduzir a taxa de abandono, a equipa EMIS dedica-se, desde o início da sua atividade, ao levantamento das necessidades psicossociais e escolares dos alunos.
Neste sentido, a EMIS elaborou um Plano de Ação que se destina a intervir de forma mais eficiente nessas necessidades. A equipa propõe-se a desmistificar temáticas como a Violência no Namoro, a Igualdade de Género e o Bullying, mas também promover competências pessoais e sociais, tais como o espirito crítico e de entreajuda, promover valores de solidariedade e empatia nas relações sociais e a participação cívica. Estas temáticas e competências serão desenvolvidas ao longo do ano letivo, através de atividades e ações de sensibilização promovidas pela equipa.
Dina Fonte | Maria Pinheiro | Pedro Cunha | Sofia Silva | Susana Santos - EMIS
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