A Escola durante o Coronavírus

  O que mudou? O que ficou? O que retiro?


A pandemia revirou este ano letivo e alterou os nossos planos para o futuro.

Durante a quarentena, todos os dias, ouvíamos notícias sobre a situação do nosso e de outros países do Mundo. Notícias horríveis e que nos deixavam assustados em relação ao que nos esperava.

Conforme passava o tempo e a questão de pandemia ia permitindo, os primeiros dias de escola aproximavam-se. O período de quarentena foi muito difícil porque, além de nunca estarmos à espera, tivemos de mudar muitos dos nossos hábitos e de nos “esconder” dentro das nossas casas durante muitos dias, por isso, ansiávamos voltar a vermo-nos uns aos outros mas sempre com algum receio, porque o vírus não parou e continua a afetar e a matar muitas pessoas, não só em Portugal, mas no resto do planeta.

O melhor de voltar foi ver os meus colegas e amigos que tinha deixado para trás há 7 semanas, dos quais já tinha saudades e faziam parte do meu dia a dia, logo, vê-los significaria um progresso na caminhada para recuperar a minha vida normal.

O mais difícil deste regresso à Escola foram as novas regras a seguir porque nos impedem (apesar de ser para o nosso bem) de estarmos juntos e de poder voltar ao normal ou, pelo menos, à rotina pré-COVID. Mas nem tudo é mau. A nossa carga horária ficou muito menor, facilitando os estudos e a aprendizagem.

O conforto foi, talvez, a maior mudança quando falamos de diferenças entre as aulas síncronas e as aulas presenciais. Em casa, estávamos mais “protegidos” e à vontade, mas era um pouco estranho ter esse tipo de contacto com os professores.

As aulas pré-COVID eram, por vezes, cansativas e longas.

Acho que as aulas presenciais atuais são boas e fornecem uma fonte de alívio, no sentido em que já não estamos tão pressionados e stressados.

Os exames são muito intimidantes, mas estamos preparados e vamos conseguir passar para a próxima fase e aceitaremos os desafios que se impuserem.

 

João Carvalho | 12.º F

 

O Broas

0 Response to "A Escola durante o Coronavírus"

Enviar um comentário

Powered by Blogger