Quem nos recebe na Nossa Escola


A primeira pessoa que recebe quem chega à Escola Secundária São Pedro é o assistente operacional Carlos Alberto Libório. É ele, que há muitos anos, na Portaria da Escola identifica, orienta e controla quem entra e sai. É um pilar fundamental na segurança de toda a comunidade educativa.

O regresso às aulas presenciais foi acompanhado de alterações devido ao reforço do processo de higienização, necessário à situação de crise pandémica que vivemos.

Todos os assistentes operacionais receberam formação, assegurada e dinamizada pelo Regimento de Infantaria 13, sobre os procedimentos e cuidados a ter no combate ao Coronavírus. A todos os que entram na Escola, o senhor Libório oferece uma máscara de proteção, a menos que a pessoa traga uma própria, e com um dispensador de SABA (solução antissética de base alcoólica) asperge-nos as mãos. Ao sair da Escola, novamente, nos oferece a possibilidade de desinfetar as mãos.

O senhor Libório afirma que a adaptação dos alunos às normas da DGS foi fácil, embora, quando já estão fora da Escola, alguns alunos, mais no início, retiravam a máscara e outros não respeitavam o distanciamento social. Na atualidade já todos se consciencializaram que o comportamento preventivo é fundamental para impedir o contágio. Ocorreram alguns constrangimentos, mas a tendência é para a sua redução. As pessoas já estão bem informadas dos perigos e agem de modo a evitá-los.


A pessoa que nos recebe, dentro do edifício, na receção da Escola é a assistente operacional, D. Arminda Miranda.

Tem sempre um sorriso e trato afáveis. No retorno às aulas presenciais vemo-la com máscaras de proteção em tecido, que informou serem concebidas por uma prima. Afirma que o mais difícil das regras a cumprir são as muitas horas a respirar com a máscara a tapar o nariz e a boca. A ação de limpeza da Escola é mais apertada e mais frequente. As instalações da Direção, Secretaria são limpas de manhã cedo, à hora do almoço e ao final do dia. As salas onde funcionam aulas ou reuniões são limpas sempre que uma aula ou reunião terminam. É obrigatório o uso de lixívia para garantir uma desinfeção completa. Os alunos portam-se bem, mas é necessário chamar a atenção de alguns mais distraídos. Há namorados que entravam de mãos dadas ou abraçados, amigos que se cumprimentavam com excessiva proximidade física, alguns não reparavam nas marcas no pavimento que estabelecem o distanciamento social… As primeiras semanas foram mais complicadas, agora já é rotina o cumprimento das regras impostas. Gosta de ver a Escola com alunos e professores. Custava vê-la vazia!

 

O Broas

0 Response to "Quem nos recebe na Nossa Escola"

Enviar um comentário

Powered by Blogger