A Biblioteca Escolar está On


A Biblioteca da Escola São Pedro é, podemos dizê-lo, uma referência na utilização de plataformas digitais de apoio ao currículo e à leitura. Nos últimos anos, a presença nas redes sociais tem sido constante e profícua. Grande parte do trabalho de divulgação, de curadoria e de motivação para a participação nas atividades desenvolvidas pela Biblioteca é realizado através do Facebook, do Twitter, do Instagram, do blogue e da página web. Daí que os constrangimentos associados ao encerramento físico das suas instalações não impediram a continuação da prestação dos serviços já que, muitos deles, eram disponibilizados em linha.

Com o encerramento das atividades presenciais, mantivemos os canais de divulgação e acrescentamos outros. A classroom da biblioteca foi reativada e constituiu-se como mais um meio de comunicação com a comunidade educativa.

A equipa manteve-se coesa e ativa. Dividimos as atividades por áreas e cada uma de nós tem disponibilizado materiais de apoio educativo no domínio da leitura e escrita, nas ciências exatas e naturais, nas línguas e nas ciências sociais e humanas.

Logo no dia 26 de março, iniciámos a disponibilização de livros digitais para manter ativo o “Projeto 10 minutos a ler”. Com o mesmo objetivo, publicámos na classroom da BE um wakelet para agregar as leituras dos alunos de 7.º ano. A adesão não foi imediata, os alunos queixam-se de falta de tempo pois têm muitas solicitações, mas já vamos tendo algumas respostas. Ainda no domínio da divulgação da leitura a colega Ana Areias tem sido incansável a divulgar livros digitais, atividades de escrita, efemérides, o autor do mês e outras atividades de promoção do livro e da leitura, em diferentes suportes.

Idêntico trabalho tem sido desenvolvido pelas colegas Luísa Silva, na divulgação de atividades e apoio ao estudo nas Ciências Experimentais e Catarina Ribeiro nas línguas inglesa e espanhola.

O apoio aos projetos de Cidadania e Desenvolvimento tem sido contínuo. Para o 7.º ano construímos e divulgámos um Flipboard com agregação de conteúdos sobre as Instituições Democráticas.

Com recurso ao Wakelet, divulgámos materiais de apoio sobre desinformação relativa à Covid-19 para o 8.º e 11.º anos e, com o apoio do professor Pedro Miranda, um conjunto de referências sobre Os Filósofos e a Pandemia que pode ser trabalhado com os alunos do Ensino Secundário.

 

 

 Teresa Morais | Professora Bibliotecária

 













O Broas

0 Response to "A Biblioteca Escolar está On"

Enviar um comentário

Powered by Blogger