Comunidade Desafios Educativos


A Comunidade de aprendizagem Profissional Comunidade Desafios Educativos em atividade na Escola Secundária São Pedro desde 2009 teve, desde a sua fundação, o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores que a integram numa lógica de investigação/ação de modo a potenciar a qualidade do ensino. A identificação dos problemas, a partilha, a procura em conjunto das melhores soluções traduz-se num trabalho colaborativo que visa, em última análise, melhorar os resultados dos alunos, estando os seus membros sempre predispostos a examinar as suas práticas de forma crítica e sistemática.

Integrados numa Comunidade de Aprendizagem Profissional, os professores colaboram identificando problemas profissionais da sua prática e, em conjunto, procuram alternativas de atuação pedagógica que permitem a resolução dos seus problemas. Em conjunto, discutem as vantagens e obstáculos na aplicação destes métodos. A metodologia da investigação/ação utilizada nestas horas de formação permitiu dinâmicas colaborativas e contextualizadas e a reconstrução dos saberes profissionais. 

Os benefícios da partilha e aprendizagem conjuntas foram notórios na situação de confinamento provocada pela Covid-19 e na necessidade de, de um momento para o outro, os professores terem de adaptar estratégias de ensino e aprendizagem, métodos, instrumentos e formas de avaliação à nova realidade de ensino a distância. 

A migração para formas online de trabalho colaborativo foi rapidamente interiorizada pelos elementos que compõem a comunidade e não constituiu obstáculo ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade.

A avaliação do trabalho desenvolvido é muito positiva. A partilha de êxitos e fracassos, a discussão enriquecedora, a crítica interpares e a interajuda produzem benefícios emocionais não despiciendos. A investigação sobre o que de melhor se vai fazendo nas outras escolas e a leitura de textos e artigos de referência sobre temas relativos à educação enriquecem o nosso saber profissional e constituem o fundamento das nossas práticas.


Teresa Morais | Fundadora e Coordenadora da CDE

 


O Broas

0 Response to "Comunidade Desafios Educativos"

Enviar um comentário

Powered by Blogger