A avaliação das escolas

A avaliação é uma realidade omnipresente nas escolas, estando implicada em cada conduta, ato, prática ou resposta ocorrente nos intramuros da Escola, seja dentro ou fora das salas de aula, ainda que estejamos todos mais familiarizados com a avaliação nas escolas, tendo as aprendizagens dos alunos como objeto, do que, propriamente, com a avaliação das escolas. Além da avaliação dos alunos, da avaliação dos professores e da avaliação do pessoal não docente, existem, também, enquadramentos legais, processos, instrumentos e produtos afetos à avaliação da(s) Escola(s), nos âmbitos das suas características, organização, funcionamento e resultados escolares. Esta avaliação da(s) Escola(s) assume as duas formas seguintes: a avaliação externa; a avaliação interna ou autoavaliação.


Avaliação externa da Escola
No caso vertente da nossa Escola, a última avaliação externa, que é sempre da responsabilidade da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), ocorreu entre 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2011, estando os resultados da mesma vertidos no relatório, cuja imagem de capa é aqui exibida. Este relatório, ancorado numa análise dos documentos fundamentais da Escola e na realização de entrevistas conduzidas em painel, está estruturado em quatro capítulos, adstritos à caracterização da Escola, às conclusões da avaliação por domínio, à avaliação por fator e às considerações finais. Após uma caracterização sucinta da Escola, o relatório atribuiu à nossa Escola três níveis de “Muito Bom” (prestação do serviço educativo, liderança e organização e gestão escolar) e dois níveis de “Bom” (resultados escolares e capacidade de autorregulação e melhoria da Escola). De seguida, o documento explana a avaliação por fator, recaindo sobre os resultados escolares, a prestação do serviço educativo, a organização e gestão global,  a capacidade de autorregulação e melhoria da Escola. No âmbito das considerações finais, salientam-se os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e os constrangimentos, sendo que ressalta do relatório uma avaliação muito positiva da nossa Escola.


Avaliação interna da Escola
Já a avaliação interna ou autoavaliação é empreendida pelo Núcleo de Avaliação Interna (NAVI), o qual é constituído por docentes e representantes dos alunos, encarregados de educação e pessoal não docente. Constituindo as práticas de avaliação interna um dos pontos fracos da Escola assinalados pela IGEC, fez-se, no ano letivo de 2013-2014, um importante esforço neste domínio que culminou num extenso e detalhado relatório (imagem ao lado), de 447 páginas, onde se analisam e avaliam, entre outras dimensões, a disciplina e os resultados escolares, assim como se apresentam os resultados dos quase 1500 inquéritos aplicados (incluindo a todos os alunos) e relativos à perceção e à avaliação que a comunidade escolar manifesta a propósito das várias dimensões da organização e do funcionamento da Escola.

Os documentos que consubstanciam estes dois relatórios estão disponíveis para consulta na página da Escola, nos seguintes endereços: 


Octávio V. Gonçalves | Coordenador do NAVI


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